A Prefeitura iniciou nesta sexta-feira (6), o trabalho de limpeza e desobstrução do leito do Rio da Prata, na altura da ponte da Rua Raticliff, no bairro Pratinha.
A operação, que demandou o uso de um caminhão Munck e a interrupção parcial do trânsito, foi motivada pelo acúmulo de detritos que bloqueavam cerca de 60% do fluxo de água, em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas.
O grande volume de vegetação, troncos de madeira e outros materiais descartados irregularmente, arrastados pela correnteza, demandou intervenção do Departamento de Meio Ambiente.
O veículo, equipado com um braço hidráulico articulado, foi utilizado para içar os resíduos acumulados sob a ponte e transferí-los para um segundo caminhão, que realizou o transporte para o descarte adequado.
A tarefa exigiu não apenas o maquinário pesado, mas também a sinalização da via e a interrupção de um dos sentidos da Rua Raticliff. A restrição ao trânsito foi necessária porque redes de energia elétrica e de telefonia passam pelo local onde o material estava acumulado.
"Precisamos realizar essa manutenção para garantir o bom fluxo do rio e a segurança da população", explicou Reberson Menezes, diretor de Meio Ambiente. "A interrupção parcial da via é necessária, pois o serviço demanda cuidado para não comprometer a fiação elétrica e de telefonia", acrescentou.
A Diretoria de Meio Ambiente informou ainda que outras pontes do município receberão serviços de limpeza semelhantes. Contudo, o início dessas novas frentes de trabalho está condicionado à redução do nível das águas dos córregos e do próprio Rio da Prata, como medida de segurança para as equipes envolvidas.