Na segunda-feira (23), a Prefeitura de São João da Boa Vista se manifestou sobre a falta de água ocorrida na Emeb ‘Maria José Lopes’, localizada no Jardim Lucas Teixeira. O caso ganhou as redes sociais na semana passada e causou controvérsia, uma vez que o desabastecimento compromete o bom atendimento dos alunos.
Conforme apurado extraoficialmente, os funcionários da escola municipal tiveram que trazer água de casa ou até mesmo comprar do próprio bolso para evitar que as crianças ficassem desassistidas.
Em nota, a prefeitura informou que a Controladoria Municipal concluiu a apuração sobre a falta de água registrada entre quinta (19) e sexta-feira (20) na Emeb ‘Maria José Lopes’. “A fiscalização identificou que o problema foi causado pela redução de pressão no fornecimento de água pela Sabesp. A pressão disponível era suficiente apenas para abastecer caixas d’água de até 14 metros de altura. Como a entrada do reservatório da escola fica a 18 metros de altura, a água não conseguia subir, causando o esvaziamento da reserva sem reposição adequada”, explicou. “O Departamento de Educação agiu rapidamente e instalou um equipamento pressurizador na escola, normalizando o abastecimento de água. A direção da unidade também acionou a Sabesp para resolver o problema na rede de distribuição”, destacou a administração.
Na página da prefeitura, algumas mães de alunos questionaram o teor da publicação. “Mais já retornou a água mesmo? Porque fui buscar meu filho agora a pouco e estava sem água ainda. É um absurdo deixar os funcionários nessa situação e, pior ainda, as crianças. Com o tanto de imposto que pagamos hoje em dia, cadê as providências com os problemas da cidade?”, indagou Izabella Beatriz.
A publicação ainda contou com comentários de outros internautas, os quais também se queixaram dos serviços da Sabesp.