A Polícia Civil de Minas Gerais realizou a prisão de um homem preso por perseguir ex-namorada em Poços de Caldas nesta quarta-feira (20). O suspeito, de 42 anos, é investigado por dano qualificado, perseguição, tentativa de explosão, ameaça e injúria contra a ex-companheira.
De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, os policiais localizaram o investigado transitando pela região central da cidade durante diligências realizadas ao longo do dia. Em seguida, a equipe efetuou a abordagem e cumpriu a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Segundo as investigações, o homem manteve um breve relacionamento amoroso com a vítima. No entanto, ela decidiu encerrar a relação após perceber comportamentos agressivos. Após o término, o suspeito passou a perseguir a mulher com ameaças constantes, ofensas e episódios de violência psicológica.
Além disso, a Polícia Civil apurou que o investigado queimou peças de roupa no quintal da residência da vítima e teria deixado o gás da casa ligado. Ainda assim, vizinhos perceberam a situação e evitaram uma possível tragédia.
Durante a investigação, a vítima também relatou novas invasões ao imóvel. Conforme a polícia, o homem causou danos dentro da residência em mais de uma ocasião. Em um dos episódios, ele deixou uma carta escrita à mão contendo chantagem emocional, além de uma camisa com mensagens ameaçadoras.
Diante da gravidade dos fatos e da repetição das condutas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado. Dessa forma, o Poder Judiciário autorizou a medida cautelar.
Ainda segundo a apuração policial, o suspeito possui histórico de crimes semelhantes envolvendo pelo menos outras três ex-companheiras. Por isso, a polícia reforçou a necessidade da prisão para garantir a segurança das vítimas.
Após os procedimentos de Polícia Judiciária, os agentes encaminharam o homem ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil orienta mulheres em situação de violência ou perseguição a procurarem ajuda imediata e denunciarem os casos pelos canais oficiais. Informações sobre proteção às mulheres podem ser consultadas no portal oficial da Polícia Civil de Minas Gerais.
Veja também outra ocorrência policial publicada no portal Fala São João.
Sugestão de imagem: Viatura da Polícia Civil de Minas Gerais em frente à Delegacia da Mulher de Poços de Caldas.