Na terça-feira, 28 de abril, Maria da Glória Medeiros Silva, chefe da Seção de Arquivo do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira, recebeu, para uma visita técnica, dois técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, criada para proteger, preservar e divulgar o patrimônio cultural brasileiro. Christiane Maria de Almeida Noronha Bedin, assessora do Departamento de Cultura e os funcionários do Museu acompanharam as orientações do IPHAN.
A visita foi agendada a partir de um cadastro no qual consta que, em algum momento, o Museu recebeu materiais que podem ser de origem arqueológica. Por esse motivo, a instituição foi registrada como Instituição de Guarda e Pesquisa de interesse público. Considerando que o patrimônio arqueológico é protegido pela Constituição Federal, os técnicos informaram que a visita teve como objetivo orientar os responsáveis sobre como receber, conservar e registrar os materiais, além de instruir sobre os procedimentos adequados para futuras entregas, de acordo com as diretrizes vigentes.
Os artefatos atualmente sob a guarda do Museu consistem em algumas pedras e um pilão que, embora estejam devidamente registrados, com identificação da data de entrega e do doador, não possuem histórico que comprove sua origem em sítios arqueológicos. Ainda assim, por estar catalogado como Instituição de Guarda e Pesquisa, o Museu poderá vir a receber peças oriundas de pesquisas arqueológicas.
Dessa forma, a visita do IPHAN também teve como objetivo orientar o Departamento de Cultura quanto aos procedimentos corretos para o registro e a gestão desse tipo de material.