07/05/2021 | 09:25

Morre Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil

Guia São João | Jornalismo

Morreu nesta quinta-feira (06), Aleksandar Mandic, aos 66 anos. Um dos pioneiros da internet brasileira. Ele foi um grande empreendedor no setor de telecomunicações e um dos primeiros a explorar a internet comercialmente no Brasil já na década de 1990.

Seu filho, Axel Mandic, confirmou o falecimento do pai nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada

Mandic foi executivo da Siemens antes de fundar a Mandic BBS (bulletin board system), que nasceu antes mesmo da internet propriamente dita estrear no Brasil. O serviço, que acabou sendo transformado em um provedor de acesso, permitia inicialmente a conexão do computador via telefone.

A empresa, que anos depois foi vendida, antecedeu ainda a Mandic Internet S.A., cujo capital veio da GP Investimentos em 1996. Anos depois, em 2000, Mandic foi sócio-fundador e vice-presidente do provedor de internet iG (Internet Group). O iG se tornou uma empresa popular entre os usuários por oferecer um serviço gratuito de internet

Segundo pessoas próximas, Mandic aguardava um transplante de medula óssea para o tratamento de leucemia.

Em 2020, ele ficou internado após contrair covid-19. Ele era presidente da WiFi Magic, empresa fundada em 2013 e que oferecia um “aplicativo repositório” gratuito com redes Wi-Fi de locais públicos

Na década de 90, Mandic indiretamente influenciou a criação dos provedores de internet pioneiros da nossa região, como a Guaçuana FTArt e a sanjoanense RANTAC.

Fonte: Fala São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.