São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
28/06/2017 | 09:07

Zona Azul descumpre o código de trânsito

Guia São João | Jornalismo

A expansão da área de Zona Azul para novas ruas da cidade chamou a atenção de todos e, principalmente nas mídias socias, são muitas postagens de reclamações e discussão sobre o assunto.

A população se mostra, em grande parte, indignada com a expansão e, segundo as postagens dessas midias, da à entender que o intuito maior é puramente arrecadar ainda mais dinheiro do bolso do contribuinte.

Além da irritação causada em parte da população, em funcionários e empresários que residem ou trabalham nas ruas onde a nova área passará a existir, a Zona Azul deixa de cumprir o código de trânsito,  no que diz respeito a distância mínima de estacionamento próximo às esquinas.

 

O Código de Trânsito,  no artigo 181, diz claramente que é PROIBIDO ESTACIONAR nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal, sendo ao motorista imputadas as seguintes medidas: Infração  média; Penalidade de multa e até a remoção do veículo, se necessário;

 

No exemplo enviado por um morador das proximidades, temos o cruzamento das ruas CARLOS GOMES e CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO, local muito conhecido pela enorme quantidade de acidentes já ocorridos e por centenas de motoristas que já foram multados após estacionarem indevidamente, na área reservada aos 5 metros de recuo, que OBSTRUI COMPLEAMENTE a visão do condutor que vem pela rua Carlos Gomes e tenta cruzar a Conselheiro Antonio Prado. 

 

Até então, o local tinha a sinalização de solo, preservando esta margem de 5 metros, para que a visão do condutor no sentido transversal não seja obstruida. Essa era a norma aplicada.

 

Veja a foto do estado anterior da via, com a sinalização no chão, amarela.Observe que o veículo na cor prata está devidamente estacionado longe da esquina. Este espaço preserva a visão do condutor que vem pela Carlos Gomes (no exempo, esse veiculo preto), para que decida o momento certo de cruzar a via, minimizando o risco de acidente.

 

Agora, a faixa branca pintada pela ZONA AZUL, por cima da sinalização de solo, desobedecendo o código de trânsito, dando margem para aumentar exponencialmente o número de acidentes no cruzamento, já que abre duas possibilidades: a de um veiculo estacionar na esquina, que até então era proibido; e a de o condutor do veículo que vem  para cruzar esta rua, ser obrigado a avançar além do limite de segurança, por ter sua visão obstruida,  e causar um acidente grave.

 

Conforme sugestão dos moradores daquela região, o fato está relatado. As fotos registram o local antes e depois e a população acredita que todos os pontos devem ser vistoriados por um períto em trânsito, capacitado para tal tarefa, não só os novos locais, mas os que já existem.

O trânsito de São João da Boa Vista tem lá suas peculiaridades, a quantidade de condutores e pedrestres é relativamente alta, portanto, mais do que remarcar áreas e tarifar os contribuintes, é necessário perícia técnica para demarcar essas áreas, projetos alinhados com a expectativa dos cidadãos e o bem estar de todos.

Veja o local no Google Maps:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.