Entre 15 e 19 de outubro, as equipes municipais da Vigilância Sanitária (Visa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) se mobilizam para a campanha regional “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”
O objetivo é visitar todos os postos de combustível de São João da Boa Vista para orientar frentistas e demais funcionários sobre os riscos e danos à saúde por inalar vapor de gasolina durante os abastecimentos.
Também pretendem informar aos condutores quais problemas mecânicos e ambientais podem ocorrer ao encher o tanque “até a boca”, ou seja, além do travamento automático da bomba.
Os colaboradores receberam uma capacitação e foram definidas estratégias de atuação e distribuição do material educativo em reunião com o Grupo Técnico Regional de Saúde do Trabalhador.
Perigo
A gasolina é inflamável, mas esse não é o único risco de manipular o combustível. Há várias substâncias químicas nocivas à saúde que podem desencadear doenças como câncer, defeitos genéticos, prejuízo ao feto e à fertilidade, além de danos ao sistema sanguíneo, fígado e sistema nervoso central.
Dentre as substâncias mais perigosas está o benzeno – solvente cancerígeno que pode causar diversas reações por sua ingestão, como vômito, irritação no estômago, convulsão e até morte
Fonte: Prefeitura Municipal
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.