São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 28 ºC
21/09/2021 | 08:00

Varejo começa a sentir o efeito do avanço da vacinação

Guia São João | Jornalismo

Após atingir marcas negativas com o agravamento da pandemia, a economia brasileira já começou a sentir a recuperação. A melhora pode ser observada a partir do avanço da vacinação. De acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), da CNC (Confederação Nacional da Indústria) e da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o aumento da confiança manteve o processo de recuperação após a segunda onda da covid-19 no Brasil e já aparece acima do patamar pré-pandemia.

Com avanço de 1,2% em julho, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro bateu recorde da série histórica iniciada em 2000. Essa foi a quarta alta mensal consecutiva, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada no último dia 10, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano, o setor acumula crescimento de 6,6% e, nos últimos doze meses, de 5,9%.
Durante o período mais crítico da pandemia, muitos comércios quase não tiveram faturamento, e com o início da vacinação em janeiro deste ano, o alívio e a esperança começaram a tomar conta.

“O tão esperado momento chegou! E foi aí que a chama da esperança voltou a queimar em nossos corações. Ainda com muito medo de quanto tempo mais passaríamos por isso, mas com a convicção que estaríamos começando o fim de um tempo muito árduo. No primeiro trimestre de 2021 tivemos um índice de vendas e de faturamento igual ao mesmo período de 2020. Mesmo sem ter carnaval, conseguimos manter o gráfico estabilizado do ano anterior. Já no segundo trimestre, em meados de abril de 2021 observamos um aumento de 20% das vendas em relação ao mesmo período de 2020”, conta Priscila Cintra, proprietária da La Bella.

A luz no fim do túnel trazida pelas vacinas já se traduz em um movimento maior nas ruas e esperança em um final de ano com muitas vendas.

“Estamos sentindo uma retomada bastante satisfatória. Com o avanço da vacina, sentimos as pessoas mais otimistas, mais confiantes, fazendo mais planos; consequentemente, consumindo mais, quando comparamos ao mesmo período do ano passado.
Acredito num segundo semestre muito bom, um final de ano bastante animado”, afirmou Ana Cláudia Garcia Ferreira Mesquita, proprietária da Cada Passinho.

“As vendas aumentaram comparadas ao ano passado, ainda sinto empatadas com 2019. Estamos num período de retomada. É possível perceber isso com a vacinação. Com as vacinas a circulação de pessoas aumentaram bem. E tudo é impacto da retomada de outros setores do comércio,” afirmou David Guilherme Perandre, gerente da Totonho Mega Loja.

Reinvenção

Empreender é sempre um desafio, e em momentos de dificuldades esses desafios se tornaram maiores e a reinvenção passou ser uma palavra muito usada. “Eu sempre digo que empreender é construir um avião durante a queda do penhasco. Um bom empreendedor ele precisa resolver o problema do seu público. E as lives vieram pra isso, já que o consumidor tinha restrições pra ir até a loja, então a loja vai até a casa do consumidor. As pessoas passaram a comprar pela tela do celular, sentadas no sofá de casa, e tendo ainda o conforto de receber a mercadoria em casa. Aqui na La Bella, a linha do nosso faturamento começou a subir, tivemos um aumento de 70% das vendas em relação julho/agosto do ano passado. Primeiro porque as pessoas começaram a poder sair de casa de novo, e segundo porque elas encontraram um meio rápido e prático de compra. As lives passaram ser uma das responsáveis de crescimento do faturamento”, comenta Priscila.

A Associação Comercial e Empresarial ciente do seu papel já começou a se preparar para essa retomada e iniciou os preparativos para a data mais esperada do ano. “Nós começamos a perceber esses avanços e a nossa expectativa é que o Natal seja uma data muito boa para o nosso comércio, principalmente com quase 60% da população sanjoanense vacinada com a 2ª dose até o momento, com certeza essa data tão esperada, é sempre uma esperança de vendas melhores, e nós estamos muito otimistas com essa retomada”, afirmou o presidente da ACE, Luís Fernando de Melo

Fonte: Ace São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.