São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 31 ºC
04/01/2017 | 10:35

Vanderlei toma posse para um novo mandato

Guia São João | Jornalismo

Reeleito com 21.912 votos, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho tomou posse neste domingo, 1 de janeiro, para um novo mandato de quatro anos à frente do Poder Executivo, ao lado do vice-prefeito Ademir Martins Boaventura.

A sessão solene da Câmara Municipal, que deu posse a prefeito, vice-prefeito e quinze vereadores foi realizada no Theatro Municipal e presidida pela vereadora Patrícia Magalhães Teixeira, mais votada nas eleições de 2016.

Em discurso, Vanderlei saudou os membros dos partidos da coligação que o elegeu, agradeceu à equipe de diretores, vereadores e familiares e falou da crise que vem penalizando os municípios nos últimos quatro anos.

“Enfrentamos uma crise econômica sem precedentes na história (...) vimos a receita da Prefeitura cair mês a mês e nossas obrigações para com a população aumentar”. O prefeito reeleito lembrou que, apesar da crise, sua administração investiu em áreas prioritárias, como saúde e educação.

 

Leia a íntegra do discurso de posse:

Senhoras e senhores, boa tarde.

Hoje é um dia especial, o primeiro de um novo ano.  Momento de renovar nossa fé e olhar para o futuro com esperança. E se estamos aqui é porque saímos vencedores na batalha das urnas. Fomos legitimamente eleitos com mais de 50% dos votos válidos. Foi uma campanha modesta, com poucos recursos financeiros; sequer um comitê nós conseguimos montar, tamanha a nossa dificuldade!

Mas, se por um lado faltaram recursos materiais, por outro não faltaram disposição, garra, honestidade e hombridade por parte daqueles que nos apoiaram e saíram às ruas levando a nossa bandeira para todos os cantos da cidade. Serei eternamente grato a cada um dos membros dos partidos da nossa coligação. Obrigado pela campanha limpa e propositiva que vocês fizeram!

Cumprimento a todos os vereadores eleitos e reeleitos, em especial àqueles que estiveram conosco nas eleições e que comungam dos mesmos ideais de trabalho em prol de São João.

Ao companheiro de chapa e agora vice-prefeito doutor Ademir, o meu agradecimento pela tenacidade e otimismo demonstrados nesta caminhada árdua que nos conduziu à vitória.

Quero igualmente agradecer à Patrícia Magalhães, que dividiu comigo a responsabilidade, as agruras e a imensa satisfação de administrar São João nos últimos quatro anos.  

Com absoluta certeza, a câmara municipal tem muito a ganhar tendo a patrícia como um de seus membros. Toda a sua dedicação na prefeitura foi amplamente consagrada nas urnas. Desejo-lhe boa sorte!

Da mesma forma, agradeço aos vereadores que estão deixando o legislativo. Esta casa com a qual travamos duros embates, mas sempre com respeito e visando ao interesse maior dos cidadãos sanjoanenses. Aos meus diretores que formaram a minha equipe, meu mais profundo sentimento de gratidão a vocês, que deram o seu melhor e não mediram esforços para cumprir nosso programa de governo.  Minha confiança aos que ficam e boas-vindas aos que chegam.

Nossos servidores, que entenderam as dificuldades pelas quais passamos em função da crise econômica que penaliza os municípios, e tiveram paciência e bom senso de compreender que os passos que demos foram seguros e bem planejados. e que por sermos responsáveis, não caímos na tentação populista de conceder algo que não conseguiríamos honrar.

Aos meus familiares – meu irmão Cironei, meus filhos e cunhados – e principalmente à minha esposa Solange, que a exemplo da primeira campanha, foi a minha maior incentivadora. Sempre pude contar com sua palavra firme e sua cumplicidade nos momentos mais difíceis, que não foram poucos nesta jornada.

Amigos e amigas, no meu discurso de posse em janeiro de 2013 eu disse que gostaria de poder chegar ao final do mandato e dizer para todos os sanjoanenses: “valeu a pena”.

Hoje, quatro anos depois, reeleito com mais de 50% dos votos válidos, eu posso dizer que valeu a pena cada minuto! usando as palavras do apóstolo Paulo: “combati o bom combate”.

E este bom combate foi além do que eu esperava: enfrentamos uma crise econômica sem precedentes na história, que entrou numa fase aguda e agora dá sinais de estabilidade. Vimos a receita da prefeitura cair mês a mês e nossas obrigações para com a população aumentar, pois as dificuldades financeiras empurram as famílias para o serviço público.

Usamos toda a nossa capacidade de gestão e empreendemos um controle rigoroso do dinheiro público, mantendo as despesas dentro da margem das receitas do município. 

Tivemos critério no gasto público, sem deixar de investir em áreas prioritárias como saúde e educação. O resultado é que temos uma das mais bem estruturadas redes de saúde pública do estado e do país, as melhores escolas com jornada integral e um IDEB de primeiro mundo, com nota 6.7; um curso de medicina, a consolidação do campus da UNESP com o novo curso de engenharia aeronáutica, a ampliação do instituto federal, e um distrito industrial forte e diversificado.

Combatemos o bom combate, sem esmorecer e sem perder a fé.

Não ficamos na rua, praticando a velha política do favor pessoal. Preferimos trabalhar em silêncio, mesmo enfrentando críticas.

Preferimos cuidar pessoalmente de cada projeto, em cada departamento, no gabinete, no controle das despesas, no planejamento e na busca de soluções para os problemas da cidade. Agimos tal qual um pai zeloso, que redobra os cuidados com a família em tempos de crise.

Infelizmente, não conseguimos fazer tudo o que planejamos, mas estamos prontos para crescer com vigor e de forma sustentável, quando a crise passar.

A mensagem que deixo neste primeiro dia do segundo mandato que me foi delegado pela população é de otimismo e esperança.

Na convivência com homens públicos da grandeza de Nelson Nicolau, Sidney Beraldo e Gastão Michelazzo, aprendi que político é empregado do povo; que a verdadeira política transforma para melhor a vida das pessoas; e que seriedade e rigidez de princípios são condições essenciais para o exercício do poder.

Vamos seguir em frente, com determinação e amor pela nossa cidade, que é a nossa primeira pátria. As pessoas são diferentes, graças a deus, mas compete ao poder público oferecer igualdade de oportunidades.

Esta é a nossa obrigação e nosso objetivo maior!

Muito obrigado e que Deus nos ajude!

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.