São João da Boa Vista
MIN. 13 º C | MAX. 27 ºC
03/05/2019 | 09:00

UPA utiliza avaliação por sistema de classificação de risco

Guia São João | Jornalismo

Aproximadamente 350 pessoas são atendidas diariamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Conrado.

Para determinar qual paciente deve receber prioridade, é utilizado o sistema de classificação de risco por cores conhecido como Protocolo de Manchester. 

Em Sao João o mesmo método é utilizado no pronto socorro do Hospital Unimed, onde os conveniados ao plano de saúde Unimed, que se dirigem ao atendimento emergencial, também passam pelo mesmo tipo de classificação de risco.

Em tese, pessoas que são classificadas com casos "mais graves", "urgência" e "extrema urgência", são atendidos prioritariamente, mesmo que tenha chegado após outras pessoas.

A concientização das pessoas também é importante já que, sendo classificadas como "não é urgente" ou "pode esperar sem riscos", ajudam em toda a logística de atendimento e podem SALVAR A VIDA de alquém que tenha chegado depoois, porém, correndo risco grave de ter uma complicação

 

Resultado de imagem para protocolo de manchester

 

 

  • AZUL: não é urgente
  • VERDE: o usuário pode esperar sem riscos
  • AMARELO: o médico precisa avaliar rapidamente o paciente
  • VERMELHO: extrema urgência

 

Pequenas dores, pedidos de exames, check-ups e procedimentos corriqueiros devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.