São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 36 ºC
01/07/2019 | 12:30

Universidade Aberta do Brasil completa 10 anos em São João

Guia São João | Jornalismo

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) está completando 10 anos de ensino superior a distância em São João da Boa Vista. Desde a implantação, em agosto de 2009, quase 4 mil alunos se formaram em 28 cursos gratuitos de especialização, licenciatura e bacharelado.  

Situado à rua Riachuelo, Centro da cidade, o Polo da UAB ocupa o prédio da Escola Municipal Professor Hugo Sarmento (antiga Escola de Comércio). No entanto, a estrutura será transferida, ainda este ano, para a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Antonio dos Santos Cabral.  

“O prédio está sendo reformado e em breve estaremos lá com o Polo UAB e Univesp juntamente com a Etec Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza . A Prefeitura quer transformar o prédio num centro tecnológico. A EAD é uma tendência mundial. É para o público que trabalha durante o dia e não tempo para ir à sala de aula. Deu muito certo e São João não pode ficar para trás”, diz Eloisa Rodrigues Matielo Ribeiro, coordenadora do Polo UAB. 

Mantido pela Prefeitura, o Polo da UAB faz parte de um sistema integrado por universidades públicas federais e estaduais. Há dois anos, o mesmo prédio abriga a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Outra proposta do modelo a distância é oferecer ensino superior de qualidade a pessoas com dificuldades de acesso à formação universitária. 

O ingresso aos cursos é realizado por meio de processo seletivo. Recentemente, no Polo da UAB, foram abertas inscrições para três novos cursos de especialização: filosofia, sociologia e mídias na educação, todos oferecidos pela Universidade Federal São João Del Rei. 

“Quando sai o edital, ele prevê os requisitos que a universidade ofertante dos cursos pede. Normalmente, pode ser análise de currículo ou prova. O aluno que mora em São João e região pode fazer uma universidade federal ou estadual sem sair do município”, afirma a coordenadora. 

Dentre os cursos já ofertados no prédio constam matemática, planejamento de gestão na educação e administração pública, sendo a maioria voltada para formação de professores.  

Eloísa Matielo ainda aponta que a cidade teve um ganho considerável em qualificação profissional desde a implantação da UAB e Univesp. Embora sejam cursos a distância, a qualidade é a mesma oferecida em cursos presenciais.  

“A única coisa que muda é a forma de estudar. Enquanto no presencial você senta no banco e fica de 3 a 4 horas na sala de aula, aqui, no EAD, você estuda no momento que dispõe para estudar em casa”, reforça.   

Segundo a coordenadora, para este segundo semestre estão previstos 8 novos cursos oferecidos no Polo UAB. A novidade é a parceria firmada com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.