São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 32 ºC
03/11/2020 | 13:00

Unifae lança o projeto "Mãe, cuidar de quem cuida"

Unifae | Jornalismo

São nove meses de espera e muita expectativa, durante os quais a mulher vive intensos sentimentos.

Com a chegada do bebê, ela precisa rapidamente adaptar sua rotina a um novo universo, pois, como diz a sabedoria popular, com o nascimento de uma criança nasce também uma mãe. Porém é comum que, tão empenhada nos cuidados e exigências do novo papel, acabe faltando tempo para cuidar de si mesma.

Foi pensando nisso que a UNIFAE criou o projeto de extensão “Mãe, cuidar de quem cuida”, com o objetivo de formar uma rede de apoio para proporcionar cuidado, acolhimento e informação para as mães. A partir da próxima sexta-feira (30) e até o mês de março de 2021, serão realizados encontros semanais, com duração de 45 minutos, via plataforma Zoom.

“O projeto é uma iniciativa da pró-reitoria de Extensão, junto a um grupo de professores e coordenadores dos cursos de Saúde da UNIFAE. A ideia surgiu a partir do sucesso de outro projeto nosso, “Gestantes 3.0”. Quando as mulheres atendidas começaram a ter seus bebês, vimos que seria importante manter o contato para poder continuar ajudando neste novo momento”, explica a Prof.ª Dr.ª Anita Bellotto Leme Nagib, vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Comunitários e Extensão da UNIFAE.

O primeiro encontro terá como tema “Os desafios da Maternidade nos dias atuais” e, na sequência, serão abordados “Alterações do corpo da mulher pós-parto”, “Exercícios Mãe e Filho”, “Desafios da Amamentação”, “Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem” e “Shantala”, que  fecha a agenda de 2020.

Enfatizando a importância do serviço para mulheres de São João da Boa Vista e região, a Profa. Anita Nagib destaca o ganho também para os estudantes dos cursos de Saúde, que terão papel fundamental neste projeto:

“Eles têm a oportunidade de se aprofundar na pesquisa, ao elaborar os materiais educativos para transmitir informações sobre os diversos temas que serão abordados. Durante a pandemia da Covid-19, os nossos professores e alunos tiveram uma grande experiência no âmbito do teleatendimento, criando uma importante interface com a comunidade. Todo o aprendizado de nossa equipe multidisciplinar será utilizado para apoiar estas mães durante este período de difícil acesso às redes de saúde.”

A temática dos encontros foi pensada para auxiliar especialmente as mães que têm filhos de recém-nascidos aos dois anos de idade, mas todas podem participar. Para fazer parte do projeto, basta entrar em contato com a Profª Drª Francielle Rodrigues Guimarães, pelo telefone (16) 99191-4097 ou enviar uma mensagem na página do Instagram @cuidardequemcuida_unifae.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.