Pesquisadores da Unesp de São João da Boa Vista (SP) desenvolveram uma tecnologia de reciclagem em larga escala de baterias de íon-lítio.
As baterias de íon- lítio são muito comuns e usadas em pilhas, aparelhos eletrônicos, celulares e até drones e carros elétricos. Sua formulação, contudo, contém componentes que causam a contaminação do solo e do meio ambiente.
Até a pesquisa da Unesp, não existia uma forma sustentável de descartar nem reutilizar essas baterias em alta escala.
Atualmente, na reciclagem convencional, é preciso queimar a bateria para separar os materiais, método que além de poluir o ar, não reaproveita todos os resíduos.
O pedido de patente da tecnologia foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela Agência Unesp de Inovação em 30 de julho de 2020 e licenciada em 23 de outubro, um tempo considerado muito curto pelos pesquisadores, mesmo com a complexidade do processo.
Leia mais na Globo.com
Fonte: Globo.com
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.