São João da Boa Vista
MIN. 13 º C | MAX. 29 ºC
14/08/2020 | 08:00

UBS da Vila Primeiro de Maio receberá nome do médico Dr. João Bueno

Guia São João | Jornalismo

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho enviou à Câmara Municipal de São João da Boa Vista, na quarta-feira, 5 de agosto, o projeto de lei solicitando que a Unidade Básica de Saúde da Vila Primeiro de Maio seja identificada, após a inauguração, como “UBS Dr. João Batista Nogueira Bueno”.

A proposta do Executivo é prestar homenagem ao médico sanjoanense, que morreu no último dia 30 de julho, aos 68 anos. Casado e pai de três filhos, Dr. João Bueno, como era conhecido, exerceu a profissão de médico com base no humanismo. 

Dr. João Bueno

Em sua trajetória profissional, entre as inúmeras contribuições para São João, destaca-se o período em que ocupou o cargo de diretor do antigo Pronto Socorro, demonstrando competência e respeito a todos. Agora, com o envio do documento ao Legislativo, o projeto de lei deve entrar na pauta da sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de agosto, para avaliação dos vereadores.

Passando por aprovação na Câmara, a lei retorna ao Executivo para a promulgação do prefeito. Na sequência, ocorre a publicação do documento no Jornal Oficial do Município, que é quando a lei estará em vigor em São João.

Estrutura da UBS

O prédio da UBS da Vila Primeiro de Maio está sendo construído na rua Antonio A. Silva Palhares, ao lado do antigo Lar Meimei. A 14ª unidade da Prefeitura contará com serviços de clínico geral, pediatra e ginecologista.

 

Assim que entrar em funcionamento, a prioridade será para atender usuários residentes nos bairros Vila Primeiro de Maio, Vila Operária, Vila Conceição, Jardim São Manuel e Jardim Santa Agda.

Homenageado  

João Batista Nogueira Bueno nasceu em 13 de novembro de 1951, em São João da Boa Vista. Casado com Tânia Westin Bueno, a união gerou os filhos João Gabriel Westin Bueno, Beatriz Westin Bueno e João Francisco Westin Bueno.

De 1959 a 1962, fez o curso primário do Colégio Externato Santo Agostinho. Já o curso ginasial foi realizado no Instituto Educacional Cristiano Osório de Oliveira, de 1963 a 1966. Em seguida, de 1967 a 1969, estudou no Colégio Ipiranga, em São Paulo.  

A formação é medicina ocorreu na Universidade de Taubaté, em 1976. Nos dois anos após ser diplomado, concluiu residência médica em cirurgia geral no Hospital Heliópolis, na capital paulista. Neste mesmo período, foi chefe de equipe de Pronto Socorro de Rochadale, em Osasco.

Em dezembro de 1978, exerceu a função de médico gastroenterologista da Amesp, na unidade de São Caetano do Sul. De volta a São João, em 1979, passou a integrar o Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros. Tornou-se médico de saúde pública da rede municipal em março de 1980. Como profissional da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa, Dr. João Bueno atuou de 1981 a 1990. 

O currículo ainda registrou ocupação de médico do trabalho na Elfusa Geral de Eletrofusão Ltda., de 1987 a 1999. Em 2000, passou a integrar o Corpo Clínico da Unimed Leste Paulista.

Em 2001, foi nomeado médico generalista da primeira equipe do Programa de Saúde da Família de São João. Dr. João Bueno morreu no dia 30 de julho de 2020, aos 68 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.