São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 26 ºC
17/11/2016 | 12:11

Trilha Educar realiza Dia de Urubuzar na Fazenda Alegre

Jornal O Município | Jornalismo

No último dia 12, o Trilha Educar realizou o Dia de Urubuzar na Fazenda Alegre, acompanhando o movimento nacional.

O Dia Nacional de Urubuzar foi criado com a intenção de ser a maior campanha de conservação de fauna já realizada no Brasil. A ideia é que o mesmo ocorra em várias partes do país e seja realizado por zoológicos, aquários, escolas, universidades, postos de gasolina, concessionárias de rodovias, Conselhos de classe, etc.

 

A Fazenda Alegre fez a sua parte e realizou um dia de conscientização com participação do Grupo de Escoteiros Marechal Rondon e demais visitantes, os quais receberam nos biólogos do Trilha Educar conscientização sobre a preservação da fauna e a apresentação do App do Sistema Urubu.

Todos os anos, aproximadamente 450 milhões de animais selvagens são atropelados e mortos nas estradas brasileiras. A cada segundo, 15 animais são atingidos por um veículo no país. Estes dados são uma estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

O Aplicativo

O CBEE desenvolveu recentemente um aplicativo para smatphones chamado “Sistema Urubu”, que funciona como uma rede virtual de colaboradores. Através dele, pessoas podem fotografar os animais atropelados que virem pelas estradas e as fotos são automaticamente enviadas para os mais de 250 especialistas do grupo, espalhados por todo o Brasil, para que eles identifiquem a espécie em questão. O aplicativo também grava as coordenadas do atropelamento para envio e a criação de um mapa com os pontos de maior incidência de atropelamento e das espécies que correm mais riscos. Com isso, espera-se gerar dados que possam ajudar os órgãos ambientais a fazer adaptações nas estradas do país. O aplicativo é gratuito e já encontra-se disponível.

Fonte: Jornal O Município

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.