São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 32 ºC
28/08/2018 | 15:30

Teatro da Estação das Artes recebe seu primeiro espetáculo

Guia São João | Jornalismo

Na tarde do último sábado, 25, o grupo da AVAPED - Associação de valorização as pessoas com deficiência – Avaarte apresentou a peça teatral “Biologia do Amor” no 5° Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção.

A peça estreou o palco do Teatro da Estação das Artes, novo espaço cultural da cidade, localizado na antiga Estação Ferroviária, totalmente restaurada pela administração municipal. Um público de aproximadamente 100 pessoas, entre elas 6 cadeirantes, prestigiou o espetáculo.

O Avaarte teve início em dezembro de 2017, a ideia de montar um grupo teatral surgiu vontade de criar algo que unisse psicologia à arte. A psicóloga voluntária da AVAPED, Josiane Marchiori, conta sobre a importância de usar o palco do teatro no ensaio do grupo “É muito bom usar este espaço, traz uma maior segurança, o que com certeza irá ajudar muito em nossas apresentações, sem contar que onde ensaiamos não há muito espaço”.

Segundo o Assessor do Departamento de Cultura, Carlos Augusto Castilho “o teatro da Estação das Artes é totalmente adequado para receber pessoas com deficiências físicas, tanto as que se apresentarão no palco quanto as que estarão na plateia”.

O teatro, que tem 500 m², conta com cento e sessenta e cinco poltronas e quatro espaços exclusivos para cadeiras de rodas, palco com dimensões de 70 m², camarins, banheiros e corredores adequados. O espaço atende a todas as normas de acessibilidade e segurança, bem como determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O produtor teatral, idealizador da Estação das Artes e um dos jurados do festival, Beto Simões “Na época que eu era diretor do Departamento de Cultura, eu já conhecia a estação, e tinha a vontade de transforma-la em um espaço cultural. Este objetivo fazia parte da minha lista, das várias coisas que eu tinha vontade de fazer em São João da Boa Vista, chamada ‘sonhos e delírios’. E agora com esta construção todos poderão ver que ‘sonhos e delírios’ deu certo, o sonho se realizou e o delírio, agora, é só de alegria”.

O 5° Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção será encerrado na sexta-feira, 31. Além do Avaarte, o grupo teatral de Mogi Mirim, Vidraça, também se apresentou na Estação das Artes. Está semana, na quarta-feira, 29, se apresenta o grupo da Sociedade Esportiva Sanjoanense, Projeto Vida Ativa, e na sexta-feira, 31, o grupo Powerline.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.