São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 29 ºC
16/01/2018 | 18:27

Sinal Analógico de TV será desligado nesta quarta-feira

Gazeta de São João | Jornalismo

Nesta quarta-feira (17), 104 municípios do interior do estado de São Paulo vão desligar totalmente o sinal analógico de televisão: Campinas e mais 84 municípios próximos, além de 19 cidades do Vale do Paraíba. Nestas duas regiões, que somam uma população de mais de 10 milhões de habitantes, a transição para o sistema de TV digital começou em 29 de novembro de 2017.


Em 2017, 295 municípios de todo o Brasil tiveram o sinal analógico desligado. Até dezembro do ano passado, 139 estudos de viabilidade para a implantação das redes LTE e 4G foram aprovados pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), somando 2.347 municípios. No total, em 3.489 cidades brasileiras, a faixa de 700 MHz (Megahertz) já se encontra desocupada para canais de televisão.


Até o momento, mais de 3 mil estações foram licenciadas na faixa de 700 MHz, abarcando mais de 700 municípios no país.
Foram distribuídos mais de 6,7 milhões de kits com conversor e antena para recepção do sinal digital, que são destinados às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal. Os equipamentos podem ser solicitados pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.


DIGITAL
O sistema digital permite à população receber uma programação com melhor qualidade de som e imagem, sem interferências como chuviscos ou fantasmas. As vantagens do sinal digital incluem ainda a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis; a multiprogramação, que comporta a transmissão de diferentes programações em um mesmo canal; e a possibilidade de interatividade por meio do Ginga, o middleware nacional para a troca de dados diretamente pelo televisor.


SÃO JOÃO
São João da Boa Vista está na relação de cidades que vão ter o sinal analógico desligado nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro. Na região de São João fazem parte dos agrupamentos que a partir de quarta-feira só sintonizarão o sinal digital as seguintes cidades: Aguaí, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú, Vargem Grande do Sul

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.