São João da Boa Vista
MIN. 16 º C | MAX. 27 ºC
22/06/2019 | 17:30

Show da Esquadrilha da Fumaça acontece domingo no aeroporto

Guia São João | Jornalismo

A Esquadrilha da Fumaça vem à cidade na tarde de domingo, 23 de junho, às 15h30, para fazer um show acrobático no céu de São João da Boa Vista. A exibição está agendada para o aeroporto municipal, situado à rodovia São João/Aguaí (antes do pedágio). 

Novidade da programação de aniversário de 198 anos de São João, a Esquadrilha da Fumaça fará uma demonstração especial com a presença de 7 aviões modelo Super Tucano, todos com as cores da bandeira brasileira.

Ônibus grátis e estacionamento em área do Distrito Industrial 

O espetáculo tem a entrada gratuita. Porém, somente será permitido o estacionamento de motos nas dependências do aeroporto. Demais veículos poderão ser estacionados numa área do Distrito Industrial, onde um ônibus fará o transporte gratuito dos visitantes até o aeroporto. 

Para quem não tem carro, um ônibus grátis sairá da rodoviária para o aeroporto, entre 10h e 15h. Ao término do evento o transporte também será oferecido gratuitamente para o retorno. A realização é do Aeroclube de São João da Boa Vista, com apoio da Prefeitura.  

Segundo a organização, a partir das 10h, os portões do aeroporto já estarão abertos com praça de alimentação, exposição de carros antigos, aeronaves e aeromodelos. Exibições de voos panorâmicos estão previstas.

Esquadrilha da Fumaça 

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas.

Com isso, em 1953, foi acrescentado nas aeronaves um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.

A Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (FAB), em Pirassununga (SP). O atual comandante é o tenente-coronel Marcelo Oliveira da Silva.

Fonte: FAB

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.