São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 30 ºC
08/11/2016 | 11:42

Serra da Paulista terá Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis

Guia São João | Jornalismo

No próximo domingo, 13, será inaugurada na Serra da Paulista a Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis. O evento será marcado por uma missa campal a ser realizada no Sítio Lareira de Pedras, às 16 horas, e logo após sairá a procissão em direção a gruta onde será fixada a imagem da santa com a bênção do Padre Marcos Antônio Campanhari da Igreja Sagrado Coração de Jesus.


A gruta fica localizada no Caminho da Fé, último local da caminhada dos peregrinos que se consegue chegar de carro e de onde dá para ver São João da Boa Vista. Para os católicos e devotos de Nossa Senhora a Serra da Paulista terá como padroeira Nossa Senhora das Montanhas Azuis.


A imagem que ficará na gruta foi esculpida pelo artista plástico da cidade, Silas Marciano, e representa as raças que formam o povo brasileiro e seu manto vermelho representa o amor pelos seus filhos e fiéis.


Gruta
A gruta foi construída com apoio dos moradores da Serra e dos devotos que se reúnem todas as semanas para rezar um terço em devoção a santa. Ela é toda de pedras cortadas e fica sobre uma rocha única de granito natural. O projeto foi desenhado pelo engenheiro Nilson Zenun e pela arquiteta Ana Laura Zenun.
Uma outra gruta fica localizada no Bairro Solário da Mantiqueira e recebe devotos que participam das orações e missas.


Devoção 
O grupo que se reunia para as orações semanais deu esse nome a santa pelo fato de sempre realizarem orações pedindo proteção e bênção para São João olhando para as montanhas. Disso surgiu o desejo de uma das devotas Benedita Angerami de criar a oração pedindo proteção à Nossa Senhora das Montanhas Azuis. 
De acordo com o pároco Marcos, o grupo está no caminho certo, pois qualquer manifestação e reconhecimento da igreja sobre um santo ou a presença de Nossa Senhora nasce justamente da devoção de um povo. Com Nossa Senhora Aparecida foi justamente assim.


Papa Francisco
Cartas sobre a devoção do grupo e a fé em Nossa Senhora já foram enviadas ao Papa Francisco que respondeu com os dizeres: Bênçãos apostólicas sobre a cidade de São João da Boa Vista. 


Evento
A população de São João e região está convidada a participar desse momento tão importante para a Igreja Católica. É a continuação de uma devoção que surgiu em 2003 e perdura até os dias atuais com o desejo de que a Santa seja reconhecida em todo o mundo. O encontro dos devotos acontece a partir das 15 horas no Sítio Lareira de Pedras onde será realizada a missa e será o ponto para a procissão até a gruta.


Oração a Nossa Senhora das Montanhas Azuis
Derrama sobre nós, Nossa Senhora das Montanhas Azuis, a alegria dos campos floridos, a poesia dos cantos das aves, o voar das borboletas de mil cores, o murmúrio suave das águas dos riachos, que descem impetuosas cachoeiras das matas, a paz dos lírios dos campos e a beleza das estrelas cadentes que riscam o azul do céu.


Abençoa-nos com o orvalho das manhãs e com o sereno das noites. Que o seu manto vermelho acenda em cada coração dos homens, a vontade de ser bom e mar uns aos outros, como ensina seu Filho Jesus.


Que na sombra do seu amor, Nossa Senhora das Montanhas Azuis, possamos orar muito, para que o Planeta se torne realmente um Planeta de Deus, onde todos os homens serão felizes e a paz reinará no mundo. Amém
 
 
MTB 0019620/MG

Fernanda Prado
Jornalista

Fonte: Jornal do Parabrisa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.