São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 26 ºC
01/09/2020 | 07:36

Semana da Pátria acontece de forma diferente em São João

Guia São João | Jornalismo

A Semana da Pátria, celebrada há 52 anos em São João da Boa Vista, está mantida para este ano no período de 1º a 7 de setembro, com a montagem do tradicional “Altar a Pátria”, em frente à Escola Estadual Coronel Joaquim José.

No entanto, o evento comemorativo à Independência do Brasil será realizado de forma diferente em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. As atividades têm parceria entre Prefeitura (Departamento de Educação), Lions Club Centro e Tiro de Guerra (TG 02/036).

Em anos anteriores, a programação reuniu apresentações de dança, coral, fanfarra e jogral, incluindo o desfile no encerramento (dia 7), com a presença de alunos, clubes de serviço, autoridades civis e militares na Avenida Dona Gertrudes. Para evitar aglomeração, este ano não haverá desfile cívico.

As atividades da Semana da Pátria começam na terça-feira, 1º de setembro, às 8h, com a execução cantada do hino nacional, hasteamento das bandeiras (Brasil, São Paulo e São João), mais o acendimento da Pira Olímpica pelo Tiro de Guerra.

O ato contará com a presença de duas diretoras de escolas da rede municipal, três representantes do Departamento de Educação, três representantes do Lions, três atiradores e o chefe de instrução do TG e um membro do Gabinete da Prefeitura.

Participam as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) José Procópio do Amaral, Maria Leonor Alvarez e Silva, Antonio dos Santos Cabral, Pedro Vaz de Lima, José Peres Castelhano, Luiza de Lima Teixeira, Sara Salomão, José Inácio Diniz, Adélia Nagib Adib, Germano Cassiolato, Nicola Dota, João Batista Scannapieco e Genoefa Pan Bernardo.

Segundo a supervisora de ensino Elenice Nogueira Gonçalves, em todos os dias, sempre a partir das 18h, será ligada uma cascata de luzes das cores verde e amarela nas janelas da Escola Joaquim José. O ornamento ficará aceso até meia noite.

“Como estamos com aulas remotas e não podendo haver aglomerações, achamos que é uma forma de estarmos mostrando um ato cívico que acontece em nossa cidade, ainda que de forma diferente. O Lions estará ofertando uma Medalha de Honra ao Mérito às diretoras para que coloquem no quadro de suas escolas”, explica a supervisora.

A presença de duas diretoras de cada escola, três representantes do Departamento de Educação, três do Lions, três atiradores do TG e um membro do Gabinete da Prefeitura.

Mesmo com a realização do evento nos períodos da manhã e noite, o trânsito da Avenida Dona Gertrudes seguirá sem alteração.

Fonte: Fala São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.