São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 36 ºC
08/07/2019 | 07:00

Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela em São João

Guia São João | Jornalismo

Embora não haja nenhum caso de febre amarela registrado em São João da Boa Vista desde 2018, ocasião em que uma pessoa contraiu a doença, o Departamento Municipal de Saúde faz um alerta para que a população seja imunizada. 

Uma única dose garante proteção por toda a vida. A vacina é indicada para pessoas de todas as idades, a partir de 9 meses, exceto grávidas e idosos com restrição médica. Em São João, todas as 13 Unidades de Saúde ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

A proposta é intensificar a vacinação em razão de 66 casos (12 mortes) de febre amarela registrados no estado, desde janeiro deste ano. Segundo o Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica, a cobertura em São João segue muito abaixo da recomendação do Ministério da Saúde. 

Até o ano passado, apenas 39.699 pessoas (46,8%) haviam sido vacinadas, mesmo com doses disponíveis na rede. No estado de São Paulo, a febre amarela reemergiu e avançou em sua área de ocorrência a partir de 2016. 

Atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco motivado pela ocorrência de febre amarela em 14 animais (macacos e saguis) de 6 municípios, incluindo Campinas e São Paulo.  

Neste período de férias, a circulação de pessoas aumenta a chance de proliferação da doença, principalmente em locais voltados às práticas de ecoturismo e turismo rural.

De janeiro até agora, ao todo, foram confirmados 504 casos autóctones de febre amarela em várias regiões paulistas com 176 mortes (35% de letalidade). 

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.