São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 31 ºC
02/10/2019 | 09:08

São João é classificada como a 5ª cidade do Brasil em Educação

Gazeta de São João | Jornalismo

São João também ocupa a 28ª posição do Brasil em Meio Ambiante

A 5ª edição do Connected Smart Cities, mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, foi divulgado em evento realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.Durante a Cerimônia de Abertura do evento, que contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2019O levantamento, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

A edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities classificou Campinas como a cidade mais inteligente e conectada do país, seguida por  São Paulo (SP), Curitiba (PR), e Brasília (DF) na 4ª colocação.

E São João da Boa Vista que já constou do ranking nacional como a melhor cidade para a terceira idade, volta a ser destaque na divulgação de 2019 e a coloca entre as de maior potencial de desenvolvimento do Brasil na pesquisa sobre Educação e Meio Ambiente.

O Ranking é composto por indicadores de 11 principais eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.  Os vencedores por Eixo Temático Foram: primeiro lugar para Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Santos (SP); Empreendedorismo: Rio de Janeiro (RJ); Economia e Tecnologia e Inovação: Campinas (SP); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Balneário Camboriú (SC); e Governança: Brasília (DF).

 

MEIO AMBIENTE

O estudo sobre o Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities é composto por 16 indicadores. Entre eles, prioriza indicadores de infra estrutura e acesso ao serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de  resíduos sólidos.

Nesta pesquisa o município de Santos é o primeiro colocado, e na lista dos 100 melhores municípios do Brasil, São João ocupa a 28º posição.

 

EDUCAÇÃO

A pesquisa sobre Educação do Ranking Connected Smart Citie é composta por 12 indicadores: 8 concebidos para o próprio eixo de educação, 2 para o eixo de tecnologia e inovação e 2 para o eixo de economia. A pesquisa leva em conta os empregos formais de nível superior, bolsas CNPQ, vagas em Universidade Pública, Média EMEM, Docentes com Ensino Superior, IDEB, Taxa de Abandono, mèdia de Alunos por Turma, Despesas com Educação, número de computadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem dispobíveis por  1000 alunos.

E São João em Educação foi classificada em 5º lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Caetano do Sul, Viçosa/MG, São Carlos e Jaguariuna,  superando grandes municípios com alta taxa de população e desenvolvimento, e capitais de estados.

Vale destacar que todos os segmentos foram analisados, e contribuíram para esta honrosa classificação do município, todas as iniciativas em Educação, incluindo os Centros Universitários UNIFAE e UNIFEOB, Campus da UNESP, Instituto Federal e outras entidades que oferecem cursos superiores ou Educação à Distância, como o Pólo UAB; as escolas estaduais e as escolas municipais -  34 escolas desde a creche até o Ensino Fundamental I que atendem mais de 7 mil alunos.

Confira o quadro oficial do Ranking Connected Smart Citie em Educação

POSIÇÃO MUNICÍPIO (UF) NOTA  
SãoCaetanodoSul - SP 6,079
Viçosa-MG 5,301
SãoCarlos -SP 4,907
Jaguariúna-SP 4,886
SãoJoão daBoaVista-SP 4,877
Paulínia -SP 4,870
SantaMaria-RS 4,785
Vinhedo-SP 4,745
UniãodaVitória-PR 4,744
10º Vitória-ES 4,696
11º Assis-SP 4,690
12º Lavras-MG 4,658
13º Barueri-SP 4,634
14º Valinhos-SP 4,620
15º Catanduva-SP 4,619
16º Boituva-SP 4,613
17º Cruzeiro-SP 4,578
18º Bebedouro-SP 4,564
19º Guaratinguetá-SP 4,558
20º Gurupi-TO 4,557
 

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.