São João da Boa Vista
MIN. 19 º C | MAX. 27 ºC
22/10/2021 | 09:00

Sábado da Saúde da Mulher

Guia São João | Jornalismo

Neste sábado (23), das 7h20 às 16h40, todas as Unidades de Saúde da Prefeitura de São João estarão de portas abertas para receber mulheres entre 50 a 69 anos de idade. É a campanha “Sábado da Saúde da Mulher”.

Será realizada avaliação das mamas e solicitação de mamografia de rastreamento para as mulheres que não realizaram o exame nos últimos dois anos, para ser feita no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São João.

A data é celebrada com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Os Agentes Comunitários de Saúde também farão o monitoramento destas mulheres. As que não comparecerem nesta data serão convidadas a irem em sua Unidade de Saúde para realização da avaliação das mamas, como oportunamente terem sua mamografia agendada, dentro das especificidades.

Em São João da Boa Vista não há fila de espera para agendar o exame de mamografia de rastreamento, sendo este exame realizado sempre no mês seguinte à solicitação.

CÂNCER DE MAMA – Apesar da ação especial deste sábado, toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar a Unidade de Saúde, ou da rede particular, para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja sintomas.

O objetivo primordial é o cuidado integral à Saúde da Mulher, por meio da realização de importantes exames voltados à prevenção e detecção precoce (identificação precoce do câncer ou de lesões precursoras).

As estratégias de detecção precoce de câncer visam o diagnóstico de casos em fase inicial de sua história natural, podendo ter como resultado melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento. No caso do câncer de mama, a detecção precoce consiste em ações de diagnóstico precoce e rastreamento.

Conceitualmente, diagnóstico precoce é a identificação o mais precocemente possível do câncer de mama em indivíduos sintomáticos, enquanto o rastreamento é a identificação do câncer de mama em indivíduos assintomáticos.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.