São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 29 ºC
21/06/2017 | 09:04

Rosto de Pagú eternizado na memória sanjoanense

Guia São João | Jornalismo

Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política brasileira.Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas doze anos de idade.

Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.

A cidade de São João tem sido presenteada com vários gráfites artísticos e, desta vez, a homenageada foi PAGÚ, por meio de um grafite na lateral de um prédio da Rua Getúlio Vargas, centro da cidade, onde coincidentemente foi a residencia onde a artista nasceu e hoje a rua leva o nome do então presidente da república Getúlio Vargas, que na época governava  o pais, no exato momento em que a mesma foi presa mais de 20 vezes.

Enfim, a pintura tem sido motivo de muitas fotografias e elogios. O artista Claudio Ethoz, responsável pela criação, terminou ontém o trabalho, com uma imagem gigante. 

 

Eduardo Menezes, produtor cultural e artista sanjoanense, surpreendeu a cidade. O mesmo já foi curador da Semana Fernando Furlanetto, evento cultural muito importante no calendário sanjoanense.

 

Eduardo espera que com o tempo o local se torne um ícone da cidade, um ponto turístico que inspire pessoas a conhecerm mais a história de Pagú

 

 

 

 

Voce pode conhecer mais sobre Pagú pois, também no centro da cidade, encontra-se a Bibliotea Pagú, que leva o nome da artista "Centro Cultural Pagú" - Rua Benedito Araújo, 44 – Tel. 3631.0316

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.