São João da Boa Vista
MIN. 22 º C | MAX. 36 ºC
16/05/2020 | 08:19

Respirador pulmonar começa a ser testado

Unifae | Jornalismo

O respirador (ventilador) pulmonar desenvolvido por um pool de empresas, liderado pela Biagio Turbos, em parceria com a UNIFAE, começa a ser testado. Os protótipos já passaram por uma bateria de experimentos com pulmões artificiais e agora entram na fase de testes em animais, como parte das etapas de análise do projeto de pesquisa, até a liberação para uso humano.

Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será possível começar a produção em 15 dias. A previsão inicial é de 1.000 unidades/mês, sendo que os primeiros respiradores serão destinados à Santa Casa de São João da Boa Vista.

“Para agilizar a produção e a entrega, paralelamente à construção dos protótipos, foram fabricadas as ferramentas para a fundição das peças, usinagem e controle da qualidade. Com isso, rapidamente a produção pode chegar a 100 equipamentos por dia.”, informa Miguel Dell’Agli, diretor da Biagio Turbos, empresa sanjoanense e 100% nacional.

 

O modelo de respirador que está sendo desenvolvido é justamente para atender os pacientes de UTI, que apresentam dificuldades respiratórias graves, explica o seu idealizador, o engenheiro João Francisco Botura Montanhani, proprietário da Service Medical, uma das empresas do pool.” É muito diferente do respirador usado nas ambulâncias ou em atendimentos de urgência, onde o ar é controlado manualmente”.

A fisioterapeuta e professora da UNIFAE, Rebeca Garcia da Rosa Ferreira, que participou ativamente no design do respirador com critérios de segurança para o paciente, explica que o “fisioterapeuta atua de forma direta nos ajustes do respirador, na identificação e correção de assíncronias respiratórias e que  o aparelho seguiu todos os parâmetros ventilatórios para se chegar à melhor estratégia para ventilar o paciente, garantindo eficiência nos resultados”.

E finaliza destacando a colaboração do Hospital da UNIMED, “por intermédio do Dr. Benedito Westin, que autorizou o empréstimo do ventilador que serviu de base para o projeto”,

O reitor, Prof. Dr. Francisco Arten, destaca que a UNIFAE, desde o início, vem colaborando para o êxito deste projeto. “Disponibilizamos todos os profissionais que eles entenderam necessários.

Na área da saúde, os professores da UNIFAE estão compartilhando suas experiências e dando sugestões. Este é um projeto extremamente importante, uma vez que os respiradores muitas vezes são a última esperança para pacientes gravemente afetados pelo novo coronavírus e não estão disponíveis na quantidade necessária nem mesmo nos sistemas de saúde mais ricos do mundo “, finaliza.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.