A partir de segunda-feira,11 de dezembro, o reservista que prestou o Serviço Militar no Exército, Força Aérea ou Marinha deve comparecer à Junta Militar de São João da Boa Vista para a atualizar o Exercício de Prestação da Reserva (EXAR).
O prazo termina no próximo dia 15. Em São João, a Junta Militar está localizada à Avenida Durval Nicolau, 355 – Jardim Santa Clara. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 16h.
Pela internet, por meio do site www.exarnet.eb.mil.br, a atualização somente é permitida nas quatro primeiras apresentações, principalmente, ao reservista que esteja em dia com as obrigações militares. Já para a quinta e última apresentação é obrigatória a presença do reservista à Junta.
Caso a apresentação regular não seja realizada dentro do prazo estipulado, o reservista poderá fazê-la em qualquer época do ano, contudo, com a cobrança de multa federal.
A regularização do EXAR é voltada a oficiais de praças de carreiras transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados, portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em situação especial; reservistas de 1ª e 2ª categorias, licenciados nos últimos 5 anos; e aspirantes a oficial R2 concludentes CPOR e NPOR.
Quanto ao reservista que se encontra fora do país, a apresentação deve ser feita na Repartição Consular do Brasil, órgão executor do Serviço Militar no exterior.
A proposta do EXAR é a prática do mecanismo de convocação, avaliação da eficiência do Sistema de Mobilização, atualização de dados, cultivação do espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidação dos laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e reserva.
Outras informações podem ser obtidas na Junta Militar de São João pelo telefone: (19) 3635-1776.
Fonte: Prefeitura Municipal
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.