São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 32 ºC
30/08/2016 | 23:42

Projeto "A volta de Orides" promove oficina para professores e inaugura memorial na Unifae

Unifae | Jornalismo

http://fae.br/portal/projeto-a-volta-de-orides-promove-oficina-para-professores-e-inaugura-memoral-na-unifae/Professores das redes pública e particular de São João da Boa Vista, participam, na UNIFAE, nos dias 31,01 e 02 da Oficina “Poesia Contemporânea- Orides Fontela”, que objetiva divulgar a obra da escritora sanjoanense, que é reconhecida como uma das maiores poetisas brasileiras. 

A Oficina é mais uma ação do Projeto “A volta de Orides” que reúne a UNIFAE, Academia de Letras de São João da Boa Vista e Prefeitura Municipal e que no sábado, dia 03, promove o evento que marca o retorno das cinzas de Orides à cidade e a inauguração do Memorial Orides Fontela na Biblioteca do Centro Universitário.

A Oficina será aberta no dia 31, às 18h, com a palestra do Prof. Dr. Gustavo de Castro professor titular da cadeira de Estética da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 

O professor que é poeta, escritor, jornalista e antropólogo, tem 15 obras publicadas, entre elas “O enigma Orides” e já esteve na UNIFAE falando sobre a poetisa. Nos dia 01, a Oficina vai das 14h às 18h e no dia 02, das 09 às 12h, sempre no andar superior da Biblioteca da UNIFAE, onde foi montado o espaço que abriga o “Memorial Orides Fontela”.


Cinzas e cortejo
Para atender a vontade de Orides de voltar à sua terra natal, as cinzas da poetisa, que foi cremada no dia 24 de maio em Jacarei, serão transportadas num cortejo que sai às 9h do dia 03, sábado, em frente à Academia de Letras no Largo da Estação e passa por alguns pontos marcantes da vida de Orides, como a casa onde nasceu, na Rua Oscar Janson, 18, o Theatro Municipal, as Escolas Estaduais Cel Joaquim José e  Cel Cristiano Osório, até chegar na UNIFAE, onde o cortejo será recebido por atiradores do Tiro de Guerra que conduzirão o vaso com as cinzas para a Sala Orides, quando será, oficialmente inaugurado, o Memorial.


Para Lucelena Maia, presidente da Academia de Letras, “o Projeto visa promover o reconhecimento desta grande poeta e estimular os professores a conhecerem sua obra”. Para o reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, a proposta do Memorial é ser um centro de referência para estudos e pesquisas sobre Orides.
 
Informações complementares:
 
ORIDES FONTELA – Orides de Lourdes Teixeira Fontela, nasceu em São João da Boa Vista, em 21 de abril de 1940. Começou a escrever aos sete anos de idade. Aos 27 anos, deixou sua cidade natal para morar em São Paulo, fez Filosofia na USP publicou seu primeiro livro, Transposição, com a ajuda do professor Davi Arrigucci Jr. 

Depois de formada, foi professora do primário e bibliotecária em escolas da rede estadual de ensino. Publicou Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986), Trevo 1969-1988 (1988) e Teia (1996). Com Alba, recebeu o prêmio Jabuti de Poesia, em 1983; e com Teia, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1996. Morreu em Campos de Jordão, aos 58 anos, no dia 4 de novembro de 1998.


GUSTAVO DE CASTRO – Poeta, escritor e professor de Estética da Comunicação na Universidade de Brasília (UNB). Doutor em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fez Estágio Sênior no Exterior Ibéricos e Latino-Americanos na Université Sorbonne – Paris IV/ Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains. Pós-doutorado em Teorias Literárias na UNB. Foi Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação (FAC-UNB). Membro da diretiva da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação do Brasil. Membro do Corpo Editorial da Revista ESFERA, Revista Interprogramas de Comunicação do Centro-Oeste. Membro do Corpo Editorial do Periódico GHREBH de São Paulo, do Periódico Filosofia da Comunicação e da Revista Comunicologia da Universidade Católica de Brasília. Dedica-se atualmente ao projeto Rosa, perfil biográfico de João Guimarães Rosa. Coordena o grupo de estudos Com Versações – Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Estética.

 

Fonte: Unifae

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.