São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 28 ºC
31/08/2021 | 12:24

Programa de Saúde Bucal de alunos de Escolas Municipais

Unifae | Jornalismo

O curso de Odontologia da UNIFAE oficializou parceria com o Departamento de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista para o desenvolvimento de ações de orientação de saúde bucal para 3.565 crianças de 0 a 11 anos de 17 escolas da rede municipal de ensino.

O acordo foi firmado no último dia 18, durante reunião entre o coordenador do curso de Odontologia da UNIFAE, prof. Dr. Eduardo Moffa, e a equipe de dentistas do Departamento de Saúde.

Segundo Moffa, a UNIFAE fará doações de kits de higiene oral recebidos da empresa Colgate, contendo: cartilha, escova, creme dental e sabonete.  “Com isso, reforçaremos os procedimentos de higiene oral já realizados pela Prefeitura e faremos o acompanhamento dessas crianças juntos com os dentistas da rede”, comentou.

Os grupos de prevenção serão compostos pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Atenção Primária e estudantes de graduação do curso de Odontologia da UNIFAE. Cada equipe será responsável pela escola municipal da área de abrangência da Unidade de Saúde.

A programação ocorrerá por um período de 4 horas semanais, alternado entre matutino e vespertino, para a execução de estratégias de prevenção em saúde bucal de escolares.

“Entendemos o momento epidemiológico atual e a necessidade de adoção de algumas medidas, por isso a escovação dental supervisionada será realizada de maneira individualizada entre um profissional/aluno devidamente paramentado e uma criança”, afirmou a coordenação da ESB.

Para Douglas Moretti, diretor do Departamento Municipal de Saúde, “a parceria do Departamento de Saúde com a UNIFAE tem tudo para dar certo e ser mais uma de sucesso, pois esse reforço nos cuidados com a saúde bucal de nossas crianças se faz necessário em meio ao momento que estamos enfrentando”.

Serão realizados procedimentos de evidenciação de placa bacteriana, orientação com relação à técnica correta de escovação e posterior avaliação quanto à incidência de cárie pelo cirurgião dentista.

Os dados serão anotados e tabulados, favorecendo o estabelecimento de um perfil epidemiológico atualizado do município. Desta forma, será possível a formulação de políticas públicas assertivas com relação à saúde bucal da população sanjoanense.

Profissionais dentistas presentes à reunião: Roberta Sorci, Ana Gabriela de Oliveira Junqueira, Giovani Barbosa Manco, Mariana Simon Carvalho, Marcos Cesar Estevam, Marília Souza de Carvalho, Celina Yumiko Sawaki Takamune, Sara Helena Martins Andrade, Vanessa dos Reis Pancini, Abiqueila Rabelo de Almeida Pereira, Eduardo Moffa, Gabriela Castro Silva Sbardelini, Vivian Maria Vital Bonaretto e Brenda da Silva Magalhães Diniz.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.