São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
19/10/2017 | 13:42

Programa Criança Feliz será desenvolvido na cidade

Guia São João | Jornalismo

O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, foi apresentado em São João da Boa Vista no dia 11. A apresentação ocorreu no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, da diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e profissionais da área de assistência social, saúde e educação.

“Agora teremos a parte operacional do programa, capacitação dos visitadores e mapeamento das crianças e gestantes”, conta a diretora Eliane. “As atividades estão previstas para começar na segunda quinzena de novembro”.

Programa Criança Feliz

O projeto incentiva pais e familiares a estimularem corretamente o desenvolvimento das crianças – em especial, as da faixa etária de zero a três anos. Para isso, são agendadas visitas frequentes de profissionais treinados para orientar os parentes e propor atividades específicas de crescimento intelectual, psicológico e motor. Além disso, oferecem dicas de nutrição para a primeira infância.

A proposta de trabalho foi elaborada com base no referencial teórico do documento “Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O modelo foi utilizado em diversos países, com famílias de diferentes perfis – as que estão em situação de pobreza, com crianças desnutridas, com deficiência ou em situação de risco, por exemplo.

O público prioritário do Programa Criança Feliz são crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família; as gestantes e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; e crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“As famílias serão convidadas a participar, sem obrigatoriedade de aceitar”, ressalta a supervisora do programa, Sônia Urtado. “A primeira meta é alcançar 200 pessoas, entre crianças de zero a três anos e gestantes. No futuro, pretendemos ampliar o público-alvo”.

Resultados

223 municípios no Estado de São Paulo estão elegíveis ou já implantaram o Programa Criança Feliz e o atendimento é feito por mais de mil visitadoras, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Vários países aplicam projetos semelhantes com bons resultados, como a Jamaica. Lá, um programa orientado pelo CDC foi colocado em prática há duas décadas. 17 anos depois, uma pesquisa comprovou que as crianças participantes apresentaram resultados intelectuais, socioafetivos, linguísticos e motores superiores a outras da mesma idade e condição social.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.