São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 34 ºC
12/07/2021 | 07:24

Professores recebem treinamentos para atender Pós-Covid-19

Guia São João | Jornalismo

A Prefeitura de São João da Boa Vista, em parceria com a Unifae, vem desenvolvendo o Programa “Acredite, tudo vai ficar bem! – Ambulatório Multiprofissional de Reabilitação Pós-Infecção por Covid-19”. Para garantir a qualidade dos atendimentos, a parceria tem promovido a capacitação dos profissionais que trabalharão no projeto.

Na última segunda-feira (5), professores do Departamento de Esportes iniciaram os treinamentos. Eles participaram, de forma remota, de palestras com a Profª. Me. Bruna Scharlack Vian, especialista em fisioterapia em unidade de terapia intensiva e doutoranda em Clínica Médica pela Unicam. Logo após, com o Prof. Me. Augusto Gomes Teixeira da Cruz, que possui Mestrando Profissional em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI).

Os professores do Departamento de Esportes que participaram foram: Adriano Sacchi; Antônio Carlos Arruda Filho; Augusto Daniel da Costa Neto; e Marcelo Francisco Rodrigues. A parceria consiste em capacitá-los para atender os pacientes recuperados da Covid-19 que desenvolveram sequelas da doença, na Academia Escola de Educação Física da Unifae.

O professor do Departamento de Esportes, Antônio Arruda, relatou alguns dos tópicos discutidos: “Foi falado sobre os equipamentos utilizados pelos profissionais, como os pacientes saem após ficarem muito tempo entubados, o que o posicionamento de forma errada durante a intubação trás de prejuízo após a alta hospitalar; sobre uma síndrome pós-tratamento intensivo e sobre o que ela causa na vida dessas pessoas; além de prejuízos na oxigenação dos pacientes durante exercícios e principalmente sobre o tele-atendimento”, destacou

Para o professor Marcelo Rodrigues, foi um momento de troca com os profissionais. “Uma grande oportunidade para nós da Prefeitura e a equipe da Unifae trabalhar em futuras parcerias, com esse público em específico”, afirmou.

Destacando a importância da troca com profissionais que estão em ação na linha de frente, o professor Augusto da Costa disse: “Tivemos acesso ao processo de avaliação e protocolo que utilizam, para poder mensurar o grau de dificuldade que apresentam, a perda muscular, de força e peso. Conhecemos o material que oferecem aos pacientes, para que eles possam realizar atividades em casa, no tele-atendimento”, explicou.

Concordando com os parceiros, o professor Adriano Sacchi finalizou: “Eu creio que as formações com diversos profissionais da saúde envolvidos na recuperação da Covid-19, proporcionadas pela Unifae, é de grande importância para troca de experiências profissionais, além da criação de uma equipe multidisciplinar no município de São João da Boa Vista", concluiu o professor

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.