São João da Boa Vista
MIN. 11 º C | MAX. 25 ºC
13/04/2020 | 10:00

Professora da Unifeob consegue testes rápidos de coronavírus para São João

Guia São João | Jornalismo

Por intermédio de uma professora da Unifeob, São João da Boa Vista adquiriu um pacote com cerca de 200 testes rápidos de Covid-19 a preço de custo do Laboratório de Biologia Molecular da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo) de Pirassununga. Outras cidades da região também enviarão amostras para a instituição, cuja capacidade diária é de aproximadamente 120 análises. A atividade começa a partir de sexta-feira, 10 de abril. 

A aquisição foi fruto de uma feliz coincidência: a Dra. Vanessa Pontes, que leciona para turmas de Ciências Biológicas e Psicologia na Unifeob, trabalha no GDTI (Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras), em Pirassununga, ao lado do laboratório responsável pelos testes. “Apenas tomei a iniciativa de repassar a informação que eu tinha por ser pós-doutoranda na USP, visto que sabia que São João estava precisando”, conta. “Obter esses testes vai ajudar muito. Os resultados dos exames estavam demorando de 15 a 20 dias para sair; agora as pessoas só vão precisar esperar até dois dias”.

Exame

O exame é realizado por meio da técnica RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição Reversa de Reação em Cadeia de Polimerase). O Laboratório de Biologia Molecular da FZEA/USP é coordenado pelo pesquisador Dr. Heidge Fukumasu, Médico Veterinário doutor em Patologia Experimental, e outros pesquisadores da USP. “Ele tem a chancela do Instituto Adolfo Lutz, portanto os exames feitos são aceitos e altamente confiáveis”, explica Vanessa.

Acesse a página da Unifeob com atualizações diárias, informações, notícias, vídeos e podcasts sobre a pandemia de coronavírus: unifeob.edu.br/coronavirus

A ideia de solicitar os testes nasceu quando a professora teve contato com o boletim sobre a pandemia de coronavírus. O informativo é divulgado diariamente pela Unifeob, Prefeitura de São João da Boa Vista e outros meios de comunicação. “Estava em casa, de quarentena, montando minhas aulas, quando vi os boletins com os casos de São João. Resolvi procurar a administração municipal e perguntar se a cidade tinha interesse” relembra. “De pronto, o vice-prefeito Dr. Ademir Boaventura aceitou. Então fiz a ponte entre a USP e a Prefeitura de São João da Boa Vista. Fiquei muito feliz de poder ajudar”.

Fonte: Unifeob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.