Qual é o caminho mais lógico a seguir, quando se deseja ministrar conhecimentos e não há um método de trabalho? "Cria-se o método!", declara Carlos Henrique Toni. Foi com esta determinação que ele criou o projeto Maestro Lumen ('iluminação'): "O projeto nasce da necessidade e da dificuldade em lecionar música para alunos com deficiência intelectual e múltipla", diz.
De acordo com ele, com a ascensão do mercado do ensino de música, as universidades começaram a disponibilizar os cursos de licenciatura e a capacitar seus profissionais. No caso do ensino inclusivo esse material ainda vem sendo pesquisado e fica restrito às experimentações de professores. "Assim, instituições como as APAES desenvolvem, dentro de suas respectivas necessidades, seus exercícios de Música".
Consciente do trabalho que realiza, Toni sabe que o assunto musical inclusivo tem muito que evoluir no Brasil e no mundo, "afinal as deficiências são muitas e com diferentes características", reconhece. Atualmente o número de pessoas com algum tipo de deficiência chega a aproximadamente 4,6 milhões, segundo o censo de 2010.
INCLUSÃO
O Projeto Inclusivo vem sendo discutido e trabalhado em todas as regiões do País. "A proposta do projeto Maestro Lumen é apresentar uma alternativa de mais uma linguagem musical, no ensino inclusivo, para a promoção da pessoa com deficiência seja no dia a dia, como aluno ou possivelmente no mercado de trabalho", afirma Toni.
Ele concorda que a elaboração de um projeto voltado ao ensino inclusivo arremete a uma reflexão profunda sobre as deficiências e suas particularidades. "Tendo em mente que todos os alunos serão diferentes teremos, portanto, saberes diferentes", pondera.
Toni é pós-graduado em música e artes pela Unicamp. Também de cursos de extensão em regência orquestral pela ECA-USP em São Paulo (ministrado pelo Maestro Kenneth Kiesler-Produção BBC nos EUA). Concluiu o curso livre de música popular e jazz no conservatório, Souza Lima/Berkllee, com especialização em guitarra.
APAE DE AGUAÍ
Em 2012, o maestro foi convidado a enfrentar um novo desafio: ministrar aulas de música para crianças especiais, na instituição José Alonso Célia, APAE de Aguaí. "Meu primeiro trabalho foi criar e manter um grupo de percussão e uma fanfarra, como resgate de memória e funcionalidade de coordenação motora e intelectual".
Em seguida, vem a musicalização e canto para alunos com autismo, além da alfabetização do ensino fundamental e oficinas terapêuticas. Todos essas experimentações estarão disponíveis na plataforma Maestro Lumen. Toni está à procura de patrocínio para finalizar as questões burocráticas de formatação e divulgação do seu projeto Maestro Lumen.
Entre em contato com Carlos Henrique Toni: www.facebook.com/maestrolumen e pelo telefone (19) 9-8101.7435.
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