São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 30 ºC
22/12/2017 | 11:41

Procultura incubadora cultural doa acervo histórico de imagens

Guia São João | Jornalismo

Um acervo com fotos centenárias, que passaram pelas mãos e cliques de pelo menos quatro gerações de fotógrafos e historiadores e que registram muitos momentos da paisagem e da vida de São João, é o legado que a Procultura Incubadora Cultural doou à UNIFAE na última segunda-feira (18), em uma cerimônia na sala do Conselho Universitário (Consu).

 

“É um trabalho de muitos anos na preservação deste conjunto de obras que começou com a abertura da Livraria Papyrus”, explica um dos fundadores da Procultura Incubadora Cultural, Francisco de Assis Bezerra. A livraria, fechada em 2017, foi um Ponto de Cultura e marco da luta pela Memória Sanjoanense. Francisco completa que o material pertencia à família Gianelli, que registra, há muito tempo, as histórias de São João e sua gente e que foi adquirido por Rodolfo Galvani e doado à Procultura, evitando que este riquíssimo acervo saísse da cidade, como poderia ter ocorrido.

Segundo Francisco, parte dos documentos quase foram parar em Campinas. “O antigo proprietário de parte do acervo o ofereceu para a UNICAMP, mas conversei com uma série de pessoas e acabamos adquirindo vários itens, entre celulose, chapas de vidro, e outras raridades. Hoje tudo está aqui na UNIFAE”, revela.

 “Quando decidimos fechar a Payrus, pesquisamos muito para saber a quem doar o acervo. E a UNIFAE, com o projeto Memória Viva e outras ações preservacionistas, já estava entre os selecionados. O fato decisivo foi o documentário sobre os 100 anos da Esportiva. Aí tivemos a certeza de que o acervo não só seria bem cuidado, mas ampliaria sua utilização para a educação”, completa Francisco.

 

Para o reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, é uma honra receber os registros. “Estamos muito felizes por receber este material. Vamos trabalhar para criar mecanismos que eternizem o acervo, que conta a história de São João da Boa Vista”, disse, ressaltando o “exemplo do espírito público do Francisco e da Lúcia (esposa e também fundadora da Procultura) em doar para a comunidade, bens tão importantes para a história de todos nós. É um legado para o futuro”.

 

Lucia Helena Figueiredo Bezerra, esposa de Francisco, a doação para a UNIFAE, aconteceu graças à filosofia de vida do casal. “Aprendemos desde muito novos que as coisas só valem a pena quando podemos dividi-las com o próximo. Acreditamos que a UNIFAE vai cuidar muito bem do acervo e tem capacidade para compartilhar essas histórias para as futuras gerações, isso nos motivou a doar para essa Instituição”, conta.

 

RICO MATERIAL PARA O ENSINO – E o acervo já está sendo usado como material pedagógico. O coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, conta que o “Projeto Releitura do Tempo”, começou com a escolha de três fotos de diferentes momentos e locais e que foram atualizadas, nesta semana, como fotos nos mesmos ângulos que foram tiradas há muitas décadas. O trabalho foi feito pela aluna Sara Damico com a supervisão da Profa. Ana Paula Malheiros. A ideia é montar projetos interdisciplinares para potencializar a riqueza do acervo, completa o professor Paschoal.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.