São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 30 ºC
29/06/2017 | 11:52

Prefeitura oficializa doação de terreno para expansão do Instituto Federal

Guia São João | Jornalismo

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho formalizou na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, a doação de uma área de 28 mil m² para a expansão do câmpus do Instituto Federal (IFSP) de São João da Boa Vista. 

Na oportunidade, Vanderlei recebeu, no Salão Nobre do Executivo, o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, e o diretor-geral do câmpus de São João, Eduardo Marmo Moreira. 

O evento reuniu ainda o vice-prefeito, Ademir Martins Boaventura; o presidente da Câmara Municipal, Gerson Araújo; os vereadores Antonio Aparecido da Silva (Titi), Fernando Betti, Maria Cândida de Oliveira Costa (Professora Can) e Sebastião Néris, além de diretores da Prefeitura.  

De acordo com o diretor-geral do câmpus de São João, Eduardo Marmo Moreira, na área doada pelo município, avaliada em quase 1,5 milhão, serão construídos ginásio poliesportivo, refeitório e estacionamento. 

“A gente sempre teve uma relação muito positiva com a Prefeitura. A parceria começou lá atrás com o acordo que permitiu a implantação dos cursos integrados ao ensino médio”, explicou Eduardo Marmo.

PARCERIA

O prefeito Vanderlei lembrou que a parceria entre o Instituto Federal e a atual administração existe desde a cessão, pela Prefeitura, do prédio da Escola Professor Hugo Sarmento (Escola de Comércio) ao IFSP.

“Nós abraçamos o Instituto Federal porque entendemos que não existe jeito de você mudar uma cidade se não for através da educação. É isso que nós procuramos fazer nesses quatro anos e meio à frente da Prefeitura. Ampliamos as escolas municipais, com a criação da jornada integral, concretizamos a Unesp, a Unifae, com o curso de medicina, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Centro de Inovação que a gente está elaborando. Compete a nós, como poder público, oferecer condições iguais para que as pessoas possam ter acesso a uma vida melhor”, enfatizou o prefeito.

NO CAMINHO CERTO

Para o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, São João está no caminho certo na questão do desenvolvimento, principalmente com a implementação do Centro de Inovação, que deverá agregar pesquisa acadêmica e apoio à formação de startups. 

“O Instituto Federal está próximo de eleger o prefeito para ser o nosso embaixador nessas ações de cooperação. Primeiro a Prefeitura, depois o setor produtivo local e social. Que bom que nós temos um parceiro”, afirmou. 

Conforme Lei 4.048, de 22 de novembro de 2016, de autoria do Executivo, após concretizada a doação do terreno, as obras devem ter início no prazo máximo de um ano, com a conclusão em cinco anos.

ESTRUTURA DO IFSP EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Há dez anos em São João, o Instituto Federal tem, atualmente, quase 1.300 alunos matriculados em: 

04 cursos Técnicos concomitantes/subsequentes: Química, Automação Industrial, Administração, Manutenção e Suporte em Informática. 

02 cursos técnicos integrados ao ensino médio: Eletrônica Industrial e Informática 

05 cursos superiores: Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia de Controle e Automação, Ciências com Habilitação em Física (licenciatura) e Ciências com Habilitação em Química (licenciatura). 

02 cursos de Especialização Lato Sensu: Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Informática na Educação (em parceria com o IFSul de Minas).

Cursos previstos para 2018:  Bacharelado em Ciências da Computação, cursos Pro-EJA (Ensino de Jovens e Adultos), pós-graduação na área de Humanidades e mestrado em conjunto com a Unicamp, UNIFAL e IF Sul de Minas.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.