São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 31 ºC
18/07/2019 | 08:00

Prefeitura lança programa gratuito de castração animal

Guia São João | Jornalismo

A Prefeitura de São João da Boa Vista está lançando o programa de Esterilização Cirúrgica (castração) para controlar a população de cães e gatos na cidade e promover a conscientização sobre a posse responsável. 

A meta é atender de forma gratuita cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Dentre as regras para que os animais (a partir dos 6 meses) passem pelo procedimento, o primeiro passo é que os tutores façam um cadastro de comprovação de renda e confirmem residência fixa em São João.  

Com a autorização, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Serviço de Controle Animal (prédio do Centro de Controle de Zoonoses), localizado à rua Antonio José Milan, 400 – Jardim Vila Rica.

No ato da inscrição, os tutores devem apresentar RG e CPF (original e cópia), comprovante de endereço atualizado, comprovante de renda dos integrantes da família, comprovante de participação em projeto social (se participar) e a carteira de vacinação antirrábica.

Microchip 

A médica veterinária responsável pelo programa, Alessandra de Oliveira Pinheiro, explica que as informações fornecidas pelos proprietários irão para um banco de dados.

Com o cadastro pronto, os animais irão receber um microchip na região dorsal entre as escápulas, com leitor especifico, para que seja possível identificar o código de barra presente no dispositivo. 

“No caso, ele não tem a localização por GPS. Tem que fazer a leitura dos cincos dígitos. E com isso, a gente consegue cadastrar o número no microchip, que vai estar no animal por toda a vida e vinculado ao seu tutor, principalmente, com os dados pessoais, incluindo endereço e CPF”, afirma a veterinária.

Castração mediante agendamento 

A castração somente poderá ser realizada por meio de agendamento no Setor de Controle Animal da Prefeitura. O procedimento cirúrgico acontecerá no hospital veterinário do centro universitário Unifeob. A instituição foi a vencedora da licitação para executar o programa de esterilização cirúrgica. 

“É um procedimento é relativamente simples. Nas fêmeas, a cirurgia tem a incisão na região abdominal e nos machos tanto felinos quanto caninos a retirada dos testículos para evitar a reprodução”, afirma Alessandra.  

Animais de ONGs ou abandonados também poderão ser castrados. O Setor de Controle Animal informa que famílias não inseridas nos critérios estabelecidos no programa também poderão participar. 

No entanto, a aplicação do microchip e o procedimento de castração terão preço popular. O programa ainda busca a conscientizar a população sobre questões de posse responsável e bem-estar animal.

“A gente tem um quadro composto por uma veterinária, um agente administrativo e dois estagiários de veterinária.  É um programa inserido dentro do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Então, a gente trabalha em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses. É um ganho muito grande para a população”, afirma João Gabriel de Paula Consentino, diretor de Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.