O bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom David Dias Pimentel, renunciou ao cargo e será sucedido por Dom Antônio Emídio Vilar, atualmente bispo da Diocese de Cáceres (MT).
O pronunciamento sobre a renúncia foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Vaticano juntamente com o nome do sucessor, escolhido pelo pontífice.
Com a mudança, Dom Pimentel vira administrador apostólico diocesano e continua assessorado pelo grupo de consultores até a posse do novo bispo, prevista para o dia 20 de novembro.
Dom Pimentel tem dificuldades para se locomover
desde que sofreu AVC (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
História
Dom Pimentel, de 75 anos, nasceu no Arquipélago de Açores, Portugal, e se mudou com a família para o Brasil em 1960.
Ordenado sacerdote em dezembro de 1969, ele trabalhou em diferentes cidades e atuou como bispo da Diocese de São João da Boa Vista por 15 anos, mas em agosto do ano passado sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou com dificuldades para se movimentar. Desde então, tem administrado a diocese com a ajuda de sete padres.
Seu sucessor, o salesiano Dom Vilar, nasceu em Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso (MG), tem 58 anos e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.
Nomeado bispo de São Luiz de Cáceres em julho de 2008, ele é vice-presidente da Conferência Episcopal Regional Oeste 2 e Membro da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: Do G1 São Carlos Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.