São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 28 ºC
18/09/2019 | 13:09

Palestras movimentam a Semana Nacional de Trânsito em São João

Guia São João | Jornalismo

Palestras direcionadas a alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de São João da Boa Vista estão programadas para a Semana Nacional de Trânsito. O evento educativo acontece de 18 a 26 de setembro, diante do tema: “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. 

A frase impactante é uma forma de fazer com que condutores de todos os tipos de veículos respeitem à legislação de trânsito. Além de atividades educativas voltadas a crianças e adolescentes, a Assessoria Municipal de Trânsito e Segurança preparou outros métodos para conscientizar toda a população.  

Um exemplo é um carro batido (totalmente destruído após acidente) que fica exposto na rotatória entre as Avenidas Durval Nicolau e Oscar Pirajá Martins, no Jardim Priscila. A proposta é estimular os motoristas a refletirem sobre priorizar a atenção em vias e rodovias para evitar acidentes. 

O Setor Municipal de Trânsito (Setran) ainda providenciou a colocação de uma faixa de alerta para que os motoristas respeitem as leis e não dirijam sob efeito de bebida alcoólica. 

Segundo o assessor municipal de Trânsito e Segurança, Coronel Ademir Aparecido Ramos, somente este ano, de janeiro a junho, foram verificadas no Brasil, mais de 19 mil mortes causadas por acidentes com veículos. Os principais motivos envolvem a ausência de atenção à sinalização, ingestão de bebidas alcóolicas, uso de celulares falta de acessórios de segurança, entre outros fatores. 

“Nesse sentido, haverá palestras em várias escolas da cidade, bem como um pórtico com um carro acidentado visando a conscientização dos motoristas sobre os perigos que o trânsito pode apresentar se não houver respeito às normas, aos pedestres, ciclistas e animais, enfim, todas as sinalizações horizontais e verticais que ordenam o transito”, destaca. 

Palestras 

Nas escolas, as palestras começam na manhã desta quarta-feira, dia 18. Às 9h50, o sargento da Polícia Militar Wilson José Custódio conversa com alunos da Escola Estadual Coronel Joaquim José. 

No período noturno, às 21h30, na mesma unidade escolar, acontece outra palestra, que será ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Trânsito (CMT), Luís Francisco Escalon, com participação do socorrista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Isaias Emanuel Corso. 

Os profissionais voltam a tratar do assunto em palestra na quinta-feira, dia 19, às 9h50, na Escola Coronel Cristiano Osório de Oliveira (Instituto de Educação), e 11h30, no colégio Anglo São João.  

Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Eugênio Ciacco assistem à palestra do sargento Wilson Custódio, na quinta-feira, dia 25, às 9h. 

A série de palestras da Semana Nacional do Trânsito termina na quinta-feira, dia 26, com o trabalho educativo na Escola Estadual Domingos Theodoro de Oliveira Azevedo (Ginasinho).

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.