São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
31/03/2017 | 10:00

Pais denunciam irregularidades no transporte escolar de São João

Guia São João | Jornalismo

Crianças trocando de veículo na estrada, sozinhas e pneus carecas estão entre as denúncias. Prefeitura diz que vai apurar os casos.

s reclamam da situação do transporte escolar cobram mais fiscalização em São João da Boa Vista (SP). Além da falta de manutenção, eles apontam descuidos dos motoristas responsáveis por levar as crianças. A Prefeitura informou que vai apurar os casos.

Imagens feitas por um aluno mostram o momento em que estudantes descem de um micro-ônibus e sobem em outro no meio do trajeto, o que é irregular. Outro vídeo foi gravado por uma estudante de 11 anos, que teve que esperar sozinha em uma Kombi em frente à casa da motorista.

Pais denunciam irregularidades no transporte escolar de São João da Boa Vista, SP

A cuidadora de idosos Adriana Aparecida de Souza é mãe da criança que gravou o último vídeo. Ela tem duas filhas que usam o transporte escolar e denúncia outras irregularidades.

 

“A Kombi tem pneu careca, vive quebrando, falta combustível, porta que quebra, aluno tem que ficar pulando pela porta de trás”, afirmou.

 

Microônibus com pneu careca em São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/ EPTV)

Microônibus com pneu careca em São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/ EPTV)

Fotos tiradas por pais de alunos mostram a situação precária dos pneus de um dos microônibus. A granjeira Tatiane Barbosa, que mora na zona rural, denuncia que veículo que transporta sua filha também está em mal estado de conservação.

A menina sai da escola as 16h30 e deveria chegar no ponto por volta das 18h. Ela conta que ja aconteceu do micro-ônibus quebrar. Ela ficou desesperada, sem saber o que tinha acontecido. “Era 21h, sem notícia, celular não funciona porque é zona rural e ainda não chegaram com o ônibus, chegaram num carro de passeio”, disse.

Tatiane conta ainda que o motorista já deixou a menina de sete anos sozinha na estrada. “17h50 é o horário que eu tenho que estar no ponto. 17h30 eles soltam a menina sozinha. Para uma criança de 7 anos é longe e perigoso, porque é fazenda, tem muita plantação, tem muito bicho”, reclamou.

 A diretora de Educação de São João, Maria Helena Angeline Santana. (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)

A diretora de Educação de São João, Maria Helena Angeline Santana. (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)

 

Apenas 1 fiscal para 44 linhas

Prefeitura Em São João são 44 linhas que transportam crianças de escolas municipais e creches. O serviço é terceirizado e tem apenas um funcionário para fiscalizar o trabalho. Segundo a prefeitura, todas as vans tem laudos de vistoria feitos pelo Detran e pelo Inmetro. “Quem são esses veículos? Apontem e nós vamos atrás e vamos ver, porque nós temos um fiscal”, afirmou a diretora de Educação, Maria Helena Angeline Santana.

“É um fiscal para 43 vans. Ele não dá conta de fiscalizar todo dia o que está acontecendo, se tem monitor, se os pneus estão certos, se está tudo regular”, ressaltou a cuidadora de idosos.

A motorista que deixou a criança sozinha na van enquanto entrou em casa já foi notificada. “Está correndo um processo administrativo para apurar os fatos”, disse Maria Helena.

A diretora reconheceu que só há um fiscal pra todas as linhas e disse que o problema será resolvido o mais rápido possível, mas não deu prazo. Ela falou também que as outras denúncias serão apuradas e devem ser esclarecidas em dois dias.

Fonte: Globo.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.