Uma metodologia de ensino de informática, desenvolvida na EMEB José Peres Castelhano, em São João da Boa Vista, está ajudando a melhorar o desempenho de alunos em diversas disciplinas.
A iniciativa do professor Gudernai Aparecido Lorenzo, mais conhecido por Gud, consiste em utilizar jogos pedagógicos nas aulas de informática para identificar as necessidades dos alunos e introduzir alternativas que facilitem o aprendizado.
“Eu converso com a coordenadora pedagógica da escola, vejo quais são as dificuldades das crianças e crio ou procuro jogos que tenham o conteúdo que eles precisam reforçar, aproveitando a tecnologia para avançar no conhecimento escolar”, explica o professor.
Aluna do 5° ano, Isadora Mathias, de 10 anos, revela que tinha problemas com a língua portuguesa, mas após as aulas de informática conseguiu superar esses obstáculos. “Eu tinha dificuldades em acentuar palavras e pontuação e os jogos me ajudaram bastante, eu sinto felicidade e muito orgulho disso”, comemora.
Olimpíada de Informática
Como incentivo, em todas as aulas os alunos são premiados com medalhas, que no final do ano são contabilizadas para a premiação dos três primeiros lugares. O professor diz que a ideia da Olimpíada foi uma maneira de recompensar o esforço dos alunos que terminam suas tarefas, gerando motivação e uma competição saudável entre eles.
A diretora da escola Fernanda Maniasse afirma que a “Olimpíada de Informática” é uma ferramenta muito rica no aprendizado dos alunos. “Ele consegue levantar as dificuldades das crianças e ver onde os professores precisam trabalhar mais em sala de aula, trazendo a evolução das crianças pra gente, então é uma atividade riquíssima” disse a diretora.
IDEB 7.4
Com 7.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a EMEB José Peres Castelhano alcançou nota acima da média nacional e tem a segunda melhor avaliação do município, se destacando na qualidade de ensino.
Segundo a diretora de Educação, Maria Helena Angelini Santana, um projeto inovador como esse é resultado do trabalho integrado de professores, gestores, assistentes pedagógicas e supervisoras de ensino do Departamento Municipal de Educação, em prol do desenvolvimento do aluno
Fonte: Prefeitura Municipal
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.