São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 27 ºC
21/05/2016 | 00:00

Novo vereador assume cadeira de Chaves

Jornal O Município | O Município

O advogado Marco Antonio Oliveira Rocha da Silva (PC do B) tomou posse como vereador no Legislativo sanjoanense, na manhã desta sexta-feira (20).

Popularmente chamado de Marco Mixirica, ele teve 144 votos nas Eleições 2012 e era suplente de Leonildes Chaves Junior (PHS), que teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por infidelidade partidária após trocar o PC do B pelo PHS antes da janela estipulada por lei para mudança de legenda.

Nove vereadores acompanharam a solenidade de posse de Mixirica, além de familiares, amigos e do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. Os edis presentes foram Ademir Boaventura (PSDB), Bira (PR), Claudinho (PMDB), Elenice Vidolin (Solidariedade), Fernando Betti (PDT), Gerson Araújo (PMDB), Odair Pirinoto (PTB), Titi (PSDB) e Rui Nova Onda (PTB).

SURPRESA E PROJETOS

Em entrevista ao O MUNICIPIO após a posse, o novo vereador revelou que foi "pego de surpresa" com a entrada no Legislativo, mas ressaltou que está preparado para assumir o cargo.

"Assumi inesperadamente, mas estou preparado. Sou advogado. Tenho 38 anos atuando como advogado e tenho longa vivência política. Então, me sinto preparado", destacou Mixirica.

Com poucos meses até que o mandato se encerre, Marco Mixirica disse acreditar ainda ser cedo para pensar em reeleição, mas destacou ter projetos nas áreas de saúde, cultura, entre outros, que pretende colocar em prática.

"Embora seja um período curto, pretendo instituir a 'Semana Geraldo Filme'. Ele foi um compositor sanjoanense internacionalmente conhecido e merece ser reconhecido por isso em nossa cidade também", frisou o vereador.

O CASO

Mesmo com o mandato cassado pelo TRE-SP desde o dia 3, Chaves seguia ocupando a cadeira como vereador por conta de que, para sair da função, precisava ser comunicado pela Câmara Municipal após a mesma ser notificada pelo Tribunal.

Notificação esta que chegou às mãos do presidente do Legislativo, Ademir Boaventura (PSDB), na quinta-feira (12), e tinha dez dias para ser cumprida. O prazo se encerraria no dia 22, domingo, e por conta disso, Boaventura já notificou Chaves no fim da última sessão, segunda (16), para que tivesse tempo de convocar reunião extraordinária e o suplente assumir a cadeira do agora ex-vereador.

Leonildes Chaves (PHS) protocolou, ainda na segunda, recurso no TRE-SP para tentar se manter no cargo. Caso, após julgamento, tenha resultado favorável, ele volta a ocupar a função.

Câmara precisa eleger vice

Com a saída de Leonildes Chaves do Legislativo, a vice-presidência do Legislativo sanjoanense, que era ocupada por ele, fica vaga. Nova eleição para eleger novo vereador para o cargo será realizada na segunda-feira (23), durante sessão da

Câmara Municipal.

Chaves foi eleito no início deste ano para a função, depois de Ademir Boaventura (PSDB), então dono do cargo, assumir a presidência no lugar de Claudinei Damalio (PTB), que por acordo político renunciou à presidência.

NOVA ELEIÇÃO

A tendência da nova eleição para vice-presidente é que um candidato da base aliada ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (PMDB) saia vencedor.

Com a entrada de Marco Mixirica (PC do B) para o Legislativo, o grupo da situação possui maioria na Câmara.

Circula nos bastidores da Casa de Leis que Reberson Menezes (PV) tente ser eleito vice-presidente. Cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Menezes manteve o cargo por meio de recurso especial. Ele ainda será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outro possível nome para tentar assumir a vice-presidência é o de Bira (PR), também da base aliada ao prefeito. No início do ano, ele seria candidato do grupo da situação. Entretanto, como tinha minoria na Câmara, decidiu não concorrer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.