17/05/2022 | 15:25

Nota de repúdio da Unifae

Unifae | Jornalismo

O Conselho Universitário do Centro Universitário das Faculdades Associadas – FAE, órgão máximo da entidade, vem, publicamente, manifestar repúdio ao Projeto de Lei do Legislativo nº 035/2022, o qual dispõe sobre alterações no Estatuto do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, dentre elas, a imposição de 2 (dois) representantes do Poder Legislativo, indicados pelo Presidente da Câmara Municipal, na composição deste órgão universitário.

Em nenhum momento este órgão, formado por representantes do corpo docente, discente e técnico-administrativo, foi consultado sobre o projeto, onde restou afastada a possibilidade de participação da comunidade acadêmica no processo popular de criação da lei.

A autonomia universitária encontra supedâneo na Constituição Federal, de forma que qualquer ingerência política na composição do Conselho Universitário compreende inúmeros prejuízos e tamanho retrocesso à educação.

A Instituição de Ensino, criada há mais de 60 anos, pauta sua atuação em princípios éticos e morais, sobretudo em atenção aos princípios e fins da educação nacional, dentre eles o respeito à liberdade e pluralismo de ideias, de forma que não pactua com ingerências de ordem política.

Diante do manifesto prejuízo à comunidade acadêmica e tentativa de violação à autonomia da Instituição, manifestamos profunda indignação com o referido Projeto de Lei, onde esperamos sua reprovação pelo Plenário da Câmara Municipal.

São João da Boa Vista, 16 de maio de 2022.

Conselho Universitário Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE

Fonte: Unifae