São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
14/05/2017 | 07:58

Música, dança, cinema e literatura são atrações do Circuito Sesc de Artes

Guia São João | Jornalismo

Tarde e noite cheias de atrações neste domingo, dia 14, na Praça Joaquim José, Centro de São João da Boa Vista. A área pública recebe a 4ª edição do Circuito Sesc de Artes, que chega com música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura, das 16h30 às 21h30, numa parceria entre Prefeitura e Serviço Social do Comércio (Sesc). 

O diretor do Departamento de Cultura, Hélio Correa Fonseca Filho, explica que a programação é gratuita e de alto nível e ainda reforça o convite para que a população prestigie o evento. “É uma excelente oportunidade. Em todas as edições realizadas foi um sucesso. Por isso, mantivemos a parceria”, disse.  

São João é uma das 118 cidades paulistas contempladas com o Circuito. Desta vez, a parte musical destaca o sexteto Ordinarius. A banda vem do Rio de Janeiro com um repertório que mistura gêneros brasileiros e internacionais. 

DJ Pardí, artista que se apresenta nas mais importantes casas de espetáculos de São Paulo, é outra novidade. Na ocasião, o artista põe o público para ouvir música popular brasileira, incluindo o som do estilo latino-americano. 

As Splashcletas, intervenções do artista Guilherme Teixeira, são bicicletas adaptadas que funcionam como máquinas de pintura. O participante pedala e aciona a rotação do papel que fica em frente ao equipamento, enquanto um outro escolhe as cores e a forma de aplicação da tinta. O resultado apresenta pinturas abstratas que variam conforme as escolhas de tinta e a intensidade das pedaladas. 

Outra atração é o Cinema Olho, que leva o público a desfrutar dos primórdios do cinema em minis sessões temáticas que exibem os primeiros beijos, primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais da história da sétima arte. A essência da atividade é uma seleção de obras cinematográficas dos anos 1900 a 1940. 

Os Miniteatros de Sombras do Grupo Girino estão confirmados. São fotógrafos que conduzem, em caixas, quatro peças pequenas em tamanho e duração. O espectador observa por um olho mágico e, com auxílio de fones, ouve narrativas oníricas realizadas com a técnica do teatro de sombras com a duração de 2 minutos. 

A parte literária exibe o espetáculo Pé da Letra, com o Coletivo Muda Práticas. A atividade inclui marcadores de livros que frutificam galhos de uma curiosa árvore. No pé da letra, frases poéticas impressas nos marcadores convidam o público a conhecer obras de autores como Cecilia Meireles, Mel Duarte e Manoel de Barros. 

O Encontro Atlântico, interpretado pelo Ballet Afro Koteban, é outro destaque da programação. Trata-se de uma produção coletiva, formada por artistas da Guiné e da diáspora africana no Brasil, que busca pensar a atualidade da ancestralidade africana por meio do Oceano Atlântico. São cinco músicos que tocam djembés e doundouns, diferentes tipos de tambores, e três dançarinas. 

O destaque circense são Caixas Mágicas, com o ilusionista Mario Kamia. A caixa, elemento-chave para o profissional, é o centro deste espetáculo que explora desde equipamentos feitos com caixas de papelão até as grandes caixas de ilusionismo. A performance inclui números como a mesa da morte em que aspectos descem sobre o corpo do ilusionista e não o atingem. 

A programação pode ser conferida no site: www.sesc.org.br/circuitosescdeartes

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.