São João da Boa Vista
MIN. 16 º C | MAX. 28 ºC
31/10/2016 | 14:22

Mortalidade infantil cai 43% na região de São João

Gazeta de São João | Jornalismo

A mortalidade infantil na região de São João da Boa Vista caiu 43,5% nos últimos 15 anos. É o que aponta o mais recente balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Seade. 

Em 2015, a taxa foi de 9,1óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos, terceira menor entre os 17 Departamentos Regionais de Saúde – ao lado de Campinas, também com 9,1, atrás de São José do Rio Preto, com 8,4 e Ribeirão Preto, com 8,5.

Em 2000, São João da Boa Vista tinha índice superior a 16. O comparativo ano a ano mostra uma queda gradual, sendo que, em 2014, a taxa foi de 10,8. No ano passado, a região teve 9.926 nascidos vivos e 90 óbitos infantis.

A mortalidade infantil é o principal indicador da saúde pública segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O indicador que melhor retrata o estado de saúde de um país, estado e município é a mortalidade infantil. 

O aprimoramento da assistência ao parto e à gestante, o incentivo ao aleitamento materno, a ampliação do acesso ao pré-natal, a expansão do saneamento básico e a vacinação em massa de crianças pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são os principais motivos para a queda na taxa de mortalidade infantil no Estado.

 As reduções na taxa de mortalidade na região de São João da Boa Vista são resultado do esforço conjunto do poder público – principalmente do município - por meio do fortalecimento de políticas públicas de saúde que contribuam para a diminuição gradual dos índices.

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.