São João da Boa Vista
MIN. 11 º C | MAX. 26 ºC
04/06/2016 | 00:00

Moradores pedem calçada em Rodovia

Jornal O Município | O Município

A situação para os moradores dos bairros Parque dos Resedás e Jardim das Rosas não está nada fácil. Principalmente para quem precisa atravessar os bairros pela Estrada Municipal José Ruy de Lima Azevedo em busca de escolas, igrejas, prática de exercícios físicos e supermercados.

O perigo consiste no momento em que pedestres caminham pela rodovia, que leva a Santo Antônio do Jardim, e dividem espaço com carros, motocicletas e diversos caminhões que cruzam as cidades. De acordo com moradores dos bairros, nesse trecho o risco de acidente e atropelamento é constante.

RECLAMAÇÕES

Há algum tempo os moradores do Resedás e Rosas pedem por um local onde pedestres possam caminhar sem medo. Michele Previero mora no Jardim das Rosas há oito meses e depende exclusivamente de transporte coletivo. "Depois que mudei para o bairro, minha vida virou um caos", lamenta.

Ela possui um filho de três anos e por não possuir automóvel se sente segregada. "O meio de transporte é muito falho e não atende às necessidades do bairro de acordo com a rotina dos moradores, às vezes o que resta é caminhar", afirma.

PERIGO

É nesse momento que a moradora fica com medo, uma vez que a via usada pelos cidadãos não possui acostamento, passagem para pedestres e iluminação. Quando precisa passar pelo local, às vezes a noite, com o filho no colo, anda pela estrada e divide o espaço com os caminhões "Correndo risco de atropelamento ou até mesmo de uma picada de cobra, devido ao mato que tem na pista".

Para ela, a atual situação é falta de respeito com os moradores. "Pagamos os impostos em dia e não temos os mesmos benefícios que todos. Por quê?", questiona.

PREFEITURA

O MUNICIPIO entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não fomos respondidos.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a previsão para calçada e faixa elevada no local deve acontecer com a finalização da rotatória que está sendo construída no cruzamento dos bairros Jardim Primavera e Jardim das Amoreiras.

Problemas com calçadas são frequentes em São João

Não é de hoje que O MUNICIPIO denuncia a falta de calçadas por bairros de São João da Boa Vista.

Moradores do Jardim Primavera e Jardim dos Ypês lutam, há mais de cinco anos, pela construção e cimento em calçada nas ruas José Garcia da Silva e Paulino Dezena. O morador Alexandre Costa já realizou um abaixo assinado em 2011 com cerca de 250 assinaturas solicitando a calçada na via pública.

Após cerca de cinco anos, o máximo que foi realizado no local, foi o aterramento onde ficava o matagal para as pessoas transitarem, porém, em épocas de chuva, a "calçada" vira lama e em épocas de falta de corte de mato, a "calçada" vira floresta. Resultado: pedestres transitando, novamente, pela rua.

No Jardim Europa a situação é parecida. Crianças caminham diariamente pelo acostamento para chegarem à escola devido à falta de calçada. O morador Helder Trota também luta para conseguir melhorias no bairro e seu entorno.

Conforme o autônomo, desde que o bairro foi construído nada mudou. "Com o asfalto no acostamento, o problema amenizou. Mas o risco continua", explica.

PREFEITURA

MUNICIPIO entrou em contato com a Prefeitura, questionando se existe uma atenção do Plano Diretor para esta área, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.