São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 32 ºC
21/09/2017 | 09:40

Ministério Público apura desrespeito a acessibilidade

Guia São João | Jornalismo

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, instaurou inquérito civil para verificar as irregularidades existentes em São João da Boa Vista (SP) quanto à acessibilidade para pessoas com deficiência em vias do município.

O procedimento visa à correção de falhas que dificultam a mobilidade dessas pessoas, como buracos, sinalização precária e áreas impróprias de travessia.


O MPF já está providenciando registros fotográficos em 32 pontos públicos da cidade, entre ruas, avenidas e praças, para identificar os locais onde melhorias devem ser implementadas. Um dos focos da Procuradoria são as condições de interação e segurança no trânsito, que podem colocar em risco os pedestres com dificuldade de locomoção.


Ao final da apuração, a Procuradoria se reunirá com os órgãos responsáveis da Prefeitura para que se promova a adequação das vias às garantias de acessibilidade previstas na legislação. A Lei Municipal nº 50/83, por exemplo, obriga proprietários de terrenos a murar os imóveis e pavimentar calçadas.

O descumprimento de determinações desse tipo, embora prejudique a circulação de todos, gera transtornos principalmente às pessoas com deficiência.


É dever do MPF zelar pelo direito desses cidadãos, e o Poder Público tem a obrigação de garantir a mobilidade e a integridade deles nas vias de tráfego.

A acessibilidade deve ser tratada como tema prioritário pelos gestores não só nesta data, mas todos os dias., destacou o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelo inquérito, em referência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro

Fonte: Jornal do Parabrisa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.