São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 28 ºC
03/02/2020 | 06:59

Mais de 6.560 alunos iniciam o ano letivo nesta segunda

Guia São João | Jornalismo

O ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino tem início na segunda-feira, 3 de fevereiro, em 34 escolas da Prefeitura de São João da Boa Vista. Mais de 6.560 crianças estão matriculadas nos ensinos infantil e fundamental. 

Segundo o Departamento Municipal de Educação, as creches contam com 1.712 crianças, enquanto que as pré-escolas reúnem 1.461 alunos. No ensino fundamental, para estudantes do 1º ao 5º ano, são 3.390 vagas preenchidas.

Kits de materiais, livros didáticos e uniforme para os novos alunos estão programados para serem distribuídos na primeira semana de atividades.

A rede inclui 431 professores distribuídos em creches, pré-escolas (infantil) e ensino fundamental, com cargos de supervisores de ensino, assistentes pedagógicos, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.

Os alunos ainda têm à disposição 9 professores especialistas em Educação Física, 12 professores especialistas em Educação Especial e 119 assistentes de desenvolvimento da infância -- que atuam como auxiliares nas creches.

Além do ensino de qualidade, a Prefeitura oferece o Período Integral em 21 unidades escolares, desde 2013. O programa permite uma série de atividades (oficinas, recreação, atividade física e aulas especiais) no contra turno escolar.

Com a proposta de bem atender, a rede ainda tem a colaboração de 240 estagiárias. Deste total, 92 atuam na educação especial (acompanhamento de crianças com necessidades acentuadas) e as demais (148) são auxiliares nas escolas.

Na rede há 13 monitores de informática, 69 instrutores de oficinas (Período Integral), 1 encarregada administrativa, 1 auxiliar de projetos pedagógicos, 2 interpretes de libras e 1 interprete de braile.  

Merenda e Transporte

A “Merenda Nota Mil”, com cardápios elaborados por nutricionistas, é oferecida tanto para alunos que estudam em escolas municipais quanto estaduais. Os alimentos são preparados de acordo com o nível de ensino.

O deslocamento de crianças que residem na zona rural ou distante da unidade escolar (mais de dois quilômetros) conta com o transporte gratuito. A Prefeitura tem 53 linhas terceirizadas para atender 1.900 alunos. Para a realização do serviço, os veículos são equipados com monitores, que auxiliam a ida e volta dos alunos.

Nova escola do Resedás

A novidade do retorno às aulas é o início das atividades na nova Escola Municipal de Ensino Básico Antonio dos Santos Cabral, construída pela Prefeitura no Parque dos Resedás, zona sul de São João. O prédio tem 3.228,08 m² e oferece 12 salas, laboratórios, biblioteca, pátio e ginásio poliesportivo.

Investimentos

Na esfera municipal, o número de unidades escolares deve aumentar em São João da Boa Vista. A Prefeitura já elabora projetos de construção de creches nos bairros Recanto do Jaguari e Nova República.

De acordo com a diretora de Educação, Maria Helena Angelini Santana, além do surgimento de novas escolas, a estrutura da rede será aumentada para melhor atendimento à população. 

Uma delas é a creche Maria de Lourdes Teixeira, localizada no Santo Antonio, com proposta de ampliação. “Vejo São João da Boa Vista como um grande polo educacional”, enfatiza

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.