São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 31 ºC
14/02/2017 | 21:27

Laudo confirma o 1º caso de febre amarela em São João

Guia São João | Jornalismo

São João da Boa Vista (SP) confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso de febre amarela.

 

É o terceiro caso da doença na região, que já registrou uma morte em Américo Brasiliense e um caso importado em São Carlos.

Segundo a prefeitura, o paciente de 62 anos contraiu a doença em uma viagem a Minas Gerais. O nome da cidade não foi informado.  Ele não está internado e passa bem.  A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz.

Com o registro, o Departamento Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realiza de quarta-feira (15) até sexta-feira (17), das 18h às 21h,  ações de nebulização para eliminação do mosquito Aedes aegypti, uns dos transmissores da doença.

Vacinação
Como fica na divisa com Minas Gerais, São João da Boa Vista já havia começado a vacinação contra a febre amarela em moradores da zona rural e as crianças de nove meses a 4 anos. O grupo foi priorizado para que não falte vacinas na cidade, que recebe 40 mil doses por ano. A cidade também imuniza outros nove municípios.

Vacina contra a febre amarela protege pelo o período de 10 anos (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Vacina contra a febre amarela protege pelo período de 10 anos (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Recomendação
Das 42 cidades da região de cobertura da EPTV Central, apenas dez não estão na lista do Ministério da Saúde das áreas com recomendação da vacina contra a febre amarela.

Na cidade de Araraquara foi realizado um mutirão na zona rural, aplicando a vacina casa a casa. Em Américo Brasiliense, as equipes da vigilância epidemiológica intensificaram o trabalho de vacinação contra a febre amarela.

Já em São Carlos, que confirmou um caso importado da doença, a vacina está em falta em algumas unidades de saúde e a administração informou que já foi feito um novo pedido, mas não há previsão de quando uma nova remessa. Veja onde se vacinar.

Os moradores de Santa Gertrudes estão dormindo na frente da unidade de saúde em busca de imunização, entretanto o município não está na “lista de risco” divulgada pelo governo e não há casos suspeitos registrados na cidade.

Procura pela vacina aumentou desde a morte da dona de casa que contraiu febre amarela (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Procura pela vacina aumentou após morte da dona de casa por febre amarela (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Fonte: Globo.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.