São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 27 ºC
28/05/2016 | 00:00

Lar São Vicente de Paulo abre praça interna para os idosos

Jornal O Município | O Município

A expectativa de vida de quem nasce no Brasil subiu para 75,2 anos em 2014, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das razões para essa longevidade é, com certeza, a prática de atividades físicas.

"O exercício é a única fonte real da juventude que existe" afirma Jay Olshansky, professor de Medicina e pesquisador do envelhecimento na Universidade de Illinois-Chicago. "É como o óleo para o seu carro. Você não tem que usá-lo, mas seu carro definitivamente correrá melhor", reitera.

É com esta diretriz em mente que a Diretoria do Lar 'São Vicente de Paulo' inaugurou neste sábado, 21 de maio, um espaço para a prática de atividades físicas pelos internos daquela entidade, com cinco aparelhos. O evento foi seguido por homenagens e um almoço aos convidados para as solenidades. A casa de idosos localiza-se na Avenida João Osório.

Os aparelhos estão instalados no pátio dos tamarineiros, onde foi organizada uma praça para essas atividades serem realizadas. Desde o ano de 2002, o Lar São Vicente mantém parceria com o UniFEOB, que oferece atendimento fisioterápico aos idosos duas vezes por semana.

"Com a chegada desses equipamentos, esse trabalho será facilitado e intensificado", afirma Irmã Aparecida. Logo após esta inauguração, alunos e professores participantes da parceria realizaram uma demonstração do uso dos aparelhos com alguns idosos.

HOMENAGENS

A nova praça interna do Asilo São Vicente de Paulo, que recebeu o chamado 'espaço fitness', presta uma homenagem bastante especial ao saudoso Sr. Benedito César de Almeida, popularmente conhecido por "Benedito das Fábricas", por manter uma casa comercial na Praça Coronel Joaquim José chamada 'Casa das Fábricas'.

"Nós somos muito gratas ao Sr. Benedito", afirma Irmã Aparecida. "Durante mais de 40 anos ele fez parte de diversas diretorias deste Lar e dedicou grande parte de sua vida a esta instituição", aplaude. Representando esse benemérito, estiveram presentes sua filha Iolanda, sua sobrinha Ângela Almeida Nogara e um de seus bisnetos, Sebastião Silva Junior.

PROJETOS

A ida daqueles aparelhos de educação física para o Lar São Vicente aconteceu após a entidade vencer uma espécie de 'concorrência' que o Departamento de Promoção Social sanjoanense realiza, visando beneficiar casas iguais aquela. "Nós preparamos um projeto contando de nossas necessidades e do trabalho que realizamos aqui; e saímos vencedoras", comemora Irmã Aparecida.

Hoje, são quatro as representantes do Instituto de Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus atuando no Lar como responsáveis pelo seu funcionamento: Zuleide Cunha, Terezinha Ortolan, Mary Yamanshita e Aparecida Faria.

Ao todo, 34 funcionários são os responsáveis pela manutenção do local e de seus habitantes. Regularmente, grupos sanjoanenses fazem visitas levando gêneros de primeira necessidade, alegria e entretenimento aos idosos. "Há sempre espaço para mais voluntários que queiram nos ajudar", finaliza Irmã Aparecida.

Entre eles, estão integrantes do Lions Clube, do grupo Rosa Mística, os famosos Doutores da Alegria, além integrantes do Seminário Sagrado Coração de Jesus e de diversos grupos musicais e teatrais amadores de São João. O local é aberto à população para visitas aos internos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.