São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 26 ºC
14/10/2020 | 08:56

Inteligência Artificial é implantada nos cursos de Engenharias da Unifeob

Guia São João | Jornalismo

Tecnologia de inteligência artificial (IA) importada de escolas e universidades dos Estados Unidos, Aleks chega à Unifeob para elevar o nível de aprendizagem dos estudantes das Engenharias da instituição. “Conforme eles vão se adaptando e se desenvolvendo na plataforma, passam por fases de conhecimento e conseguem verificar em tempo real o próprio desempenho em cada tema, podendo aprimorá-lo”, explica o coordenador das Engenharias, Reinaldo Moraes, responsável pelo projeto juntamente com o prof. Carlos Collozzo.

A implantação foi realizada em parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e a gigante McGraw-Hill Education, editora de conteúdo educacional e matemática de aprendizagem. Reinaldo conta que a proposta foi sugerida pelo ex-reitor, prof. João Otávio Bastos Junqueira, que teve o primeiro contato com a plataforma. “A utilização da IA na Engenharia está cada vez mais comum a nível internacional, mas no Brasil ainda estamos iniciando. A ideia é que os alunos da Unifeob disparem na frente nesse novo conceito de aprendizagem”.

Até agora, Aleks foi utilizado no módulo 2 das Engenharias Mecânica e de Produção e nos módulos 2 e 4 de Engenharia Civil. Nos primeiros três meses, o sistema já foi aprovado por mais de 120 estudantes e a Unifeob continuará investindo em tecnologia. “Já somos referência. Temos laboratórios virtuais de alto desempenho, ferramentas de ensino, docentes treinados em tecnologia e agora IA”, relata Reinaldo. “O próximo passo é disponibilizar o Aleks para todas as turmas e inserir mais ferramentas de IA nas Engenharias, porque é o que o mercado futuro precisa e queremos formar engenheiros preparados para isso”.

“A ideia é que os alunos da Unifeob disparem na frente nesse novo conceito de aprendizagem”, diz o coordenador das Engenharias da Unifeob, Reinaldo Moraes

Aleks

A sigla quer dizer Assessment and Learning in Knowledge Spaces (em inglês, algo como “Avaliação e Aprendizagem em Espaços de Conhecimento”). Trata-se de um sistema de inteligência artificial baseado em web cujo objetivo é determinar rapidamente o grau de conhecimento de um estudante por meio de questionamentos adaptáveis.

Após a avaliação, Aleks informará qual tópico deve ser aprendido em seguida para haver maior aproveitamento e fará o monitoramento para garantir que as informações estão sendo retidas. Uma curiosidade é que o sistema evita questões de múltipla escolha, justamente para reduzir ao mínimo a possibilidade de chutes por parte dos estudantes

Fonte: Unifeob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.