São João da Boa Vista
MIN. 19 º C | MAX. 29 ºC
15/08/2017 | 15:46

Guilherme Arantes é atração da Semana Guiomar Novaes

Guia São João | Jornalismo

O cantor e compositor Guilherme Arantes, autor dos sucessos “Cheia de Charme”, “Meu Mundo e Nada Mais”, “Amanhã”, “Planeta Água”, entre outras obras conhecidas, é a principal atração da 40ª Semana Guiomar Novaes. O evento, em homenagem à pianista sanjoanense, está programado para ser realizado de 23 a 30 de setembro, em São João da Boa Vista. 

De volta a São João, o artista paulistano promete interpretar as canções marcantes da carreira, bem como obras inéditas inseridas no repertório. O show de Guilherme Arantes está agendado para o dia 29 de setembro, sexta-feira, às 21h, na Praça Joaquim José – Fonteatro Emílio Caslini. 

A realização é da Prefeitura, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura - e Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA. 

Nesta edição especial de 40 anos, as apresentações da Semana Guiomar Novaes estão marcadas para o Theatro Municipal, Praça Joaquim José, Galpão da Feira Livre, sede do Palmeiras Futebol Clube, Escola Municipal Germano Cassiolato, Escola Municipal Luiza de Lima Teixeira e Igreja São Benedito.

"Poucos eventos se consolidaram como este. Motivo de muita alegria podermos comemorar, com nossa população, quarenta anos de um evento de repercussão regional, estadual e nacional. Juntamente com a APAA, preparamos uma programação bonita, de alto nível e que trará à nossa cidade, entre outros, nomes como o do escritor Ignácio de Loyola Brandão. Será uma alegria ver nossa comunidade aplaudindo o sucesso que certamente alcançaremos este ano", explica o diretor municipal de Cultura, Hélio Correa Fonseca Filho. 

Programação 

A abertura oficial é no sábado, dia 23, às 21h, no Theatro Municipal, com a presença de autoridades locais e representantes do governo estadual. Na parte musical, a Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e a participação de 3 tenores convidados, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz. 

No domingo, dia 24, às 17h, o palestrante Sérgio Casoy, acompanhado do pianista Gustavo Mérida, se apresenta na sede do Palmeiras Futebol Clube – Avenida Dona Gertrudes, 221, durante reunião da Academia de Letras de São João da Boa Vista, coordenada pelo presidente Antonio Carlos Rodrigues Lorette. A entrada é gratuita. 

Ainda no domingo, à noite, o Theatro Municipal recebe às 21h, o renomado pianista e arranjador Nelson Ayres, que vem a São João junto com o violinista Ricardo Herz. 

Na segunda-feira, dia 25, às 10h e 15h, a Companhia Ouro Velho de Teatro Infantil mostra o espetáculo “O Novo Rei do Beleléu”, na Escola Municipal Germano Cassiolato – rua David de Carvalho, 1.125 – Vila Valentim. 

Às 20h30, no Theatro Municipal, a programação reserva o espetáculo Sobre Ratos e Homens. 

A companhia Ouro Velho de Teatro Infantil volta a se apresentar na terça-feira, dia 26, às 10h e 15h, desta vez, na Escola Municipal Luiza de Lima Teixeira – rua José Jorge da Rosa, 1.500 – Jardim Ipê. 

Ainda na terça, o grupo Caravana Tapioca apresenta o espetáculo circense “Cavaco e sua Pulga Adestrada”, às 9h30 e 14h30, no Galpão da Feira Livre – Rua Napoleão Conrado – Bairro São Benedito. 

Às 20h30, o convite da programação é para a Opera Curta La Traviatta, no Theatro Municipal, com a coordenação de Paulo Ésper. 

Na quarta-feira, dia 27, às 9h30 e 14h30, novamente o público tem a oportunidade de assistir ao espetáculo circense Cavaco e sua Pulga Adestrada, com o grupo Caravana Tapioca. A exibição ocorre no Galpão da Feira Livre. 

Às 16h30, a professora e pianista Vânia Noronha coordena no Theatro Municipal, a apresentação “Piano no Saguão”. 

Outro destaque da quarta-feira, às 18h, no Theatro Municipal, é o espetáculo de dança “Mulher, Flores e Emoções”, com a Academia Maria Fabiana Martelli de São João da Boa Vista.

Já às 20h30, a Orquestra de Câmara Stravaganzza, sob a coordenação de Vanessa Hanhela e direção artística de Seir Piage, se apresenta na Igreja São Benedito – Bairro São Benedito. 

Na quinta-feira, dia 28, às 16h30, a pianista Vânia Noronha volta a coordenar o “Piano no Saguão”, no Theatro Municipal. 

Às 20h30, a atração é o espetáculo lítero-musical “Solidão no Fundo da Agulha”, com a participação do romancista, jornalista e renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão e sua filha, a cantora Rita Gullo. No palco familiar, eles exibem para a plateia histórias marcantes de vida. 

Na sexta-feira, dia 29, às 16h30, tem mais uma apresentação do Piano no Saguão do Theatro Municipal, com a coordenação da pianista Vânia Noronha. 

Às 21h, o convite é para o show da principal estrela da Semana Guiomar Novaes: o cantor, compositor e pianista Guilherme Arantes. A apresentação é na Praça Joaquim José – Fonteatro Emílio Caslini. 

No sábado, dia 30, na mesma Praça Joaquim José, às 16h, tem a apresentação da Banda Mazel Tov. Com 6 integrantes, o conjunto traz o estilo Klezmer (tipo de música judaica) e outros estilos da região dos Balcãs. O som é formado por instrumentos de sopro e percussão. 

O encerramento da 40ª Semana Guiomar Novaes ocorre no sábado, dia 30, às 21h, com o espetáculo de dança da Companhia Paulista de Dança Adriana Assaf, de São Paulo.  

Apoio

O evento tem o apoio da Câmara Municipal, Associação Amigos do Theatro Municipal – AMITE, Academia de Letras de São João da Boa Vista, Associação Comercial e Empresarial – ACE, Igreja São Benedito e Paróquia Catedral São João Batista. 

Guiomar Novaes 

Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista em 28 de fevereiro de 1894. Aos oito anos de idade começou a carreira da maior pianista do País. 

Em 1909 foi estudar piano na França. Passou em primeiro lugar no Conservatório de Paris, concorrendo com mais de 331 candidatos. 

Após os estudos, passou a tocar em Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim. Em 1913 retornou ao Brasil apresentando-se no Teatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna dando ênfase aos recitais de Villa-Lobos, tornando-se a maior divulgadora de sua obra nos EUA e sendo aclamada a maior pianista do mundo pela imprensa americana. Em 1967, foi convidada a inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, convidada pela Rainha Elizabeth II. 

Em 1960 e 1970 foi condecorada pelo governo brasileiro com diversos títulos, medalhas e comendas, além da Ordem Nacional do Mérito. Morreu em São Paulo em 1979.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.